30.11.05

no meu tempo é que era...

Regra: Qualquer blog de gaja tem que ter posts sobre moda. Claro que, como equipa dedicada e pluralista que somos, já temos o senhor KL para nos falar disso. Mesmo assim, decidi eu própria fazer uma petite postette sobre o tema.

Pois bem, uma coisa que me começou a intrigar há já algum tempo foi a questão das modas propriamente ditas. E o tempo que é necessário para uma coisa inverter a sua posição: passar de último grito a démodé (e vice-versa).

Situação 1 - Eu sabia que ser krida e fofa havia de compensar!
Como não podia deixar de ser, estou a referir-me a essa personagem de culto (ou que se tornou de culto), a Kitty. A Kitty era, até há bem pouco tempo (se tivermos em conta a idade da gaja que escreve), uma coisa pindérica. Ter estojos, borrachas, mochilas e outros acessórios da gatinha com o laçarote vermelho era sinónimo de uma mentalidade muito infantil. E agora? Agora é vêr as miúdas crescidas a desfilar por essas noites fora com o kit completo (que inclui meias às riscas rosa e preto) a dizer que são freaks ou electroclashers.

Situação 2 - Tudo a sair do armário.
Quando eu era piquena ninguém falava deles. Agora, e apesar de ainda não ser este um mundo arco-íris, parece que estão na moda (e sim, a última medida do Papa apoia a minha teoria). É vê-los a desfilar por aí, a fazer concursos e programas de entretenimento, a entrar em nossas casas diariamente. E quantas de nós minhas amigas gajas, não adoramos ter um amiguinho Gay, hein? É sensível quando fala de sentimentos, percebe de moda e sabe apreciar rapazes.

Situação 3 - Com a verdade me enganas.
No prato oposto da balança está o senhor Herman José. Quem não se lembra de estar em pulgas com os olhos pregados no televisor à espera de ver O Tal Canal, os programas de fim de ano ou até mesmo o Herman Enciclopédia. A partir daí, tudo começou a desmoronar-se. Primeiro tentou imitar o Jay Leno com o Herman SIC, depois começou a descolorar o cabelo (processo gradual, que pelo meio passou por um loiro asqueroso). Há pouco tempo soubemos que o seu Rolex foi roubado nos balneário do Holmes Place, já pra não falar no seu envolvimento no processo Casa Pia. Enfim... senhor Herman, o senhor já não está na moda!

Situação 4 - Jeans de Cidade.
Gajas (e alguns gajos)! Vão ao vosso baú. Procurem bem, e de certeza que encontrarão um par de calças elásticas. Sim, nos meus tempos de liceu, gaja que não aparecesse com umas calças elásticas de ganga ou verdes era logo posta de parte. Além de serem extremamente quentinhas e confortáveis, com umas calças assim de certeza que uma gaja arranjava um namorado surfista.

Tudo isto me leva a crer que a moda é cíclica (mais o facto de agora estar tudo a voltar às All Star, casacos de couro e músicas dos anos 80). E agora que se aproxima o natal, só gostava que voltassem os meus queridos barriguitas!

frifri

14 comentários:

gaja disse...

oh, no meio disso tudo os spectruns eram bem fixes!
do que a tia se foi lembrar!! sempre quis ter um uniform.

frifri

gaja disse...

Kida frifri,

Foi com incomensurável prazer que devorei a sua posta (não se ponham já com ideias que isto não é um blog erótico, já dissemos e redissemos; para além do mais nós as gajas gostamos de homens, e muito!!!, não, não somos lésbicas)!
Tantas e tantas recordações...
Mas kida frifri, temo que seja você que está extramente demodé... Os anos 80 não estão a voltar, começaram a voltar em 1999/2000 e neste momento são do mais pindérico que se possa imaginar. Estamos, creio numa fase cinzenta, de pura indecisão, os 80 já começam a aborrecer (pela segunda vez) e ainda não se encontrou um definitivo novo caminho!
Peço-vos gajas, rezem para que não sejam os anos 90 a regressar. Não me apetece nada usar o cabelo todo sujo e camisas de flanela aos quadrados (vulgo grunge).
Aqui fica a minha proposta... porque não recuperar os anos 50, assim tipo look à james dean ou marlon brando para os meninos, e look à Marylin (não, não o Manson) Monroe, para as meninas!

beijos gordos às gajas,

A mana tesoura

ASPHALTO disse...

oh nao, west side story outra vez, mana tesoura?!

Mais valia sugerir anos 20:
Tunicas com padrões arte nova, na cabeça uma fita de veludo com pena de pavão e cigarros na ponta de boquilhas longas, para as gajas.
Fatos de golfista para os gajos.

gaja disse...

Hoje tenho vontade de concordar com a Mana Tesoura. É que estou com um penteado à MM.
Só visto, que contado ninguém acredita!!

gaja disse...

Outras coisas que passaram de moda: as peta-zetas! Lembram-se? Posso estar enganada, mas julgo que as crianças de hoje já não sabem o que isso é!
Para além disso, começo a achar que era uma teenager sem pinta nenhuma. Para além das City Jeans (que nem city jeans eram, eram umas que se compravam por um conto e quinhentos, sim que eu sempre tive olho para pechinchas!), nunca aderi à moda dos blusões de penas, como referiu ali a tia loira...

Anónimo disse...

Alguém faz o favor de me explicar o que são as peta-zetas? Sim, eu sou dessa geração, mas nuna ouvi falar disso, onde estaria eu? desculpem lá, mas regressando à televisão acho que se esqueceram de uma pérola: Os amigos do Gaspar! aquilo é que era, desde a música do genérico até ao resmungão do guarda serôdio e o "sopoiotoiopoio" Gaspar. No outro dia passou um excerto na televisão, a propósito de uma entrevista com o Sérgio Godinho e eu adorei. Deviam ter aquilo em DVD para as novas gerações e para nós revermos...isso é que era bom.

gaja disse...

peta-zetas eram umas saquetas com um pó que se punha na língua e estalava e era ácido. dito assim parece estranho, isto...

as gajas também são fãs dos amigos do gaspar! está prometida uma posta sobre eles!

gaja disse...

Ainda no outro dia ri até às lágrimas (lembra-se, Fri Fri?) só pela lembrança do "Bardagic-5", o cinco em um: champô, amaciador, desodorizante íntimo, limpa-sanitas, e magnífico refresco com sabor a laranja! Acho que estamos mesmo velhas! Daqui a uns anitos poderemos dizer aos nossos netos: eu ainda sou do tempo em que o Herman tinha piada!

gaja disse...

Vai para a casa da mãmã

gaja disse...

Vai para a casa da mãmã!

gaja disse...

Vai para a casa da mãmã!!

Anónimo disse...

Isto de se ter de repetir as postas porque as gajas não percebem nada de tecnologia é um problema!!
E obrigada pelo esclarecimento do penteado à MM!! Mas mesmo ao natural acho o seu penteado muito MM!! Uma classe, sim senhora!
E outra coisa... fico à espera da posta dos amigos do Gaspar!!

gaja disse...

Desculpe pequena, sabe que nós as gajas não temos jeito nenhum para isto...
A propósito desta posta, lembra-se da minha banheira rosa blog das barriguitas? Bons tempos pequena, bons tempos...

gaja disse...

ai gajas n percebem nada... escreve-se BARDAJIX 5!!

tia loira você tem ideias muito boas mas vê-se mesmo que era queque (na altura n havia betos). panama jack e blusao e pacific sud era só pra quem podia.

frifri