18.11.05

Diário de uma gaja asmática I

Ontem resolvi tirar partido do meu horário altamente flexível (correm até boatos de que eu não faço nenhum) e aproveitar o solito da tarde.
Levei os Arcade Fire a passear.
Estacionei o veículo, enfiei as bolotas nos ouvidos, carreguei no play e lá fomos nós.
Tudo estava bem, os meninos iam cavando os seus túneis pelo caminho, quando comecei a sentir uma ligeira falta de ar. Pelo sim, pelo não, achei melhor não esganiçar a-mãe-devia-era-ter-te-chamado-Laika, para poupar o fôlego, não fosse o diabo tecê-las.
Ora o diabo é um gajo que existe para nos arreliar e resolveu tecê-las na mesma. Quando dei por mim - já estavam os Arcade Fire num oportuno power out - tinha chegado o meu velho arqui-inimigo, o ATAQUE DE ASMA!
Vasculhei a minha carteira de gaja até encontrar a minha bomba salvadora. Qual não é o meu espanto quando reparo que o pequeno aerossol está VAZIO... A tragédia, o drama, o horror!
Comecei então a fazer contas à vida. Pelas minhas contas tinha 3 hipóteses:
1 - Voltar para casa, onde há bombas em diversas gavetas
2 - Sentar-me no passeio e esperar que passe
3 - Procurar a farmácia mais próxima
Entretanto já estava a ouvir o crown of love. Eu até acho que a música é catita e tal, mas não me parece a banda sonora mais apropriada para a tomada de decisões difícies (ok ok, não são assim tão difíceis mas como sabem esta posta é minha e eu exagero o que me apetecer!). Ó amigos, Arcade, filhos, violinos? violinos não, carago! Não me lixem, isto ainda não é um funeral! E eles em uníssono "É, é!" (repare, caro leitor, na qualidade deste trocadilho)!
FW > > Next! A seguir, mesmo a calhar, vinha o wake up. É isso mesmo, ala para a farmácia, que a minha vida não é isto e eu não tenho a tarde toda.
Felizmente nesta cidade dá-se um pontapé numa pedra e aparece logo uma farmácia!
Pensava eu que a minha agonia havia terminado uma vez que estava descoberta a porcaria da farmácia e afinal, caros leitores, ainda não era desta! Afinal havia uma fila! Uma GIGANTESCA fila! E eu, em notável e notada dificuldade respiratória fiquei ali à espera, sem conseguir sensibilizar ninguém para a urgência da minha situação! Respirei fundo (o mais fundo que conseguia...), concentrei-me na palmeirinha e na serpente da farmácia... Now here's the sun, it's alright!(Lies, lies!); Every time you close your eyes Lies, lies!
De qualquer das maneiras ficou ali mesmo prometido que jamais voltaria a ceder um lugar em qualquer fila, nem que tenha uma tonelada de compras e a pessoa atrás de mim vá comprar uma carteira de fósforos. Nem ceder um lugar no autocarro, mesmo a um velho de 95 anos, coxo, cego e hemofílico. Porra!!
Finalmente chegou a minha vez. Venderam-me a bomba. Bendito broncodilatador! Quem é que descobriu o salbutamol em spray?? Enviem-me já o Nobel a esses gajo!!
O ar volta.
Sentei nos degraus do chafariz da Praça e a Régine começou a cantar in the backseat.

17 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima gaja...
Uma palavra de solidariedade. Não que eu padeça desse mal, felizmente não, mas porque me parece mesmo aflitivo.
E acho indecente ter esperado na fila da farmácia - devia ter-se imposto.
Cuide-se. Essa asma, o pé desfeito... - a menina está um caco! Não parece muito distante desse velho de 95 anos, coxo, cego e hemofílico que nos descreve.

post-scriptum: boa escolha, Arcade Fire.

gaja disse...

Caro RPS

Acho que já explicamos aqui várias vezes que nós somos um colectivo! Aliás, em resposta ao amigo Everything in the right place, está tudo bastante bem explicado nos comentários da nossa posta de aniversário!

Assim sendo, a manca é a outra. Eu sou a asmática e também a surda!
Ambas estamos um caco! Assim fazemo-nos companhia!

Anónimo disse...

vou falar como delegado sindical:
bem, antes de mais queria aqui expressar a minha solidariedade (solidariedade não é palavra vã) para com a caríssima gaja, pois nós, os profissionais com horários muito, muito flexiveis somos frequentemente acusados, apontados, vilpendeados pela malta do horário fixo como "costas ao alto" e "manguelas". não acho correcto.

agora como elogiador:
realmente foi um trocadalho do carilho! posso mesmo dizer que é dos melhores que tenho lido ultimamente!

depois disto vem o gajo que quer é gajas:
bem, eu até acho fixe teres asma. sei lá, acho sexy!

finalmente como gajo que, excepcionalmente, vai comprar fósforos:
oh menina, é só isto, vá lá, deixe passar que tenho o jantar para fazer à minha esposa e, se não me despacho, já vou levar nas trombas...

gaja disse...

Everything sindicalista: ainda bem que me compreende! calúnias, são tudo calúnias!

Everything elogiador: terei eu notado por acaso uma pontinha de ironia em tão rasgado elogio ao meu trocadilho?

Everything enquanto gajo que quer é gajas: nunca me tinha ocorrido que as palavras "asma" e "sexy" pudessem um dia pertencer à mesma frase!

Everything enquanto gajo que, excepcionalmente, vai comprar fósforos: VÁ PARA A FILA! e se a sua patroa lhe acerta é porque merece!

Anónimo disse...

Surda? Eu tb tenho perdido alguma acuidade auditiva... Mas pode tirar-se algumas vantegens disso, como ouvir e ignorar o que não nos convém...

gaja disse...

Explique-me uma coisa, minha amiga... porquê o I no título? Conta ter outro ataque de asma brevemente? Ok, pergunta estúpida... Claro que sim, especialmente se se continuar a dedicar dessa maneira aos Marlboro Lights e se teimar em amassar tudo o que é gato que encontra pelo caminho. Deixe-me reformular a questão... Está a pensar escrever um post por cada ataque? É que espero sinceramente que não... Bastou uma descrição pormenorizada da chiadeira dos pulmões, da falta de ar, da agonia e do pânico para nós percebermos como é, está bem? Mesmo que mude de banda sonora, seria "vira o disco e toca o mesmo"!
E aqui fica uma hipótese clínica... Será que deus a está a castigar por lhe ser tão pouco obediente e a está lentamente a tornar alérgica a todas as coisas de que gosta? Para quando o ataque de asma provocado pelo bolo de chocolate? Ou, enfim, pelo Sudoku? Ou, terror dos terrores, por este blog? Nem me atrevo a continuar... Tenha cuidado, amiga gaja, que deus, tal como o diabo, não brinca em serviço!

gaja disse...

pois amiga gaja, deixe-me que lhe diga. ontem foi o dia do ataque asmático!

imagine lá que o nosso tão querido dom cocó salvou um senhor que lhe entrou p'la farmáciadentro com uma falta d'ar que aquilo parecia a sô dona leide depois de apanhar o marido na cama co mordomo (isto partindo do princípio que iria ficar chocada).

um grande beijo de soliredaiedade (ai nunca sei como se diz isto)

frifri

gaja disse...

Querida amiga:

Acha portanto que não me devo alongar aqui no meu diário?? Sendo assim ficamo-nos apenas com o capítulo I. Não me irei alongar mais neste assunto, embora pudesse ser interessante falar de certos metódos alternativos de tratamento da asma, bastante inovadores...

Como sabe, a minha formação ateia não me permite acreditar nos desígnios divinos, logo não irei discutir consigo essa questão da obediência e castigo. Digo -lhe apenas que já ando a preparar os marlboroligths para a nossa inevitável separação. Se reparou, há já uns tempos que não lhes toco. Quanto aos gatos, não me parece que algum dia venha a ter o auto domínio necessário para parar de os amassar, paciência!

Roubando as palavras da "Cigarettes And Chocolate Milk" ao senhor Rufus eu diria:
"everything it seems i like is a little bit stronger, a little bit thicker, a little bit harmful for me". Verdade, infelizmente...


Minha querida frifri:

tenho realmente que começar a relacionar-me mais com gente da classe do dom cócó, evitando assim martírios em filas de farmácias!

Anónimo disse...

gostava de mostrar o meu espanto e a meu regozijo por ver que as gajas já se andam a cortar mutuamente e com alta classe!

depois queria dizer que hoje ouvi o "Poses" do Rufus. :o)
passo-me com aquele "i'm scared to death..."

gaja disse...

Caro everything: fique sabendo que nós sempre cortámos umas nas outras, mesmo antes de termos um blog. Não percebi o seu espanto!!!

E amiga asmática: peço perdão por tentar dissuadi-la de partilhar com o mundo informações importantíssimas, como esses tratamentos alternativos que anda a testar... Não sei se serão mais eficazes do que a tradicional bomba ou não, mas seguramente deixam-na muito mais sorridente!

Anónimo disse...

já cá não está quem se espantou!

Anónimo disse...

Deixe-me só dizer-lhe que o relato do ataque de asma em formato digital e om banda sonora de fundo mantém-se!!

gaja disse...

Minha pequena!! Nem acredito que me deixou aqui uma pequena mensagem!

Essas suas ideias de artista plástica...

Anónimo disse...

era só para não ficarem 13 comentários.
sei lá, achei que as gajas podiam ser superticiosas!

gaja disse...

Fez bem everything!

E com esta estabeleço aqui o nosso record! é não é, ó DEOCN (Departamento de Estatística e Outras Coisas com Números)?

gaja disse...

É sim senhor! Record absoluto! O DEOCN está maravilhado com tanto corte, mas aconselha que, a bem de futuros records, esta lista fique por aqui! Se não nunca mais o conseguimos bater!

ASPHALTO disse...

Pois foi, salvei o tipo que se chegou a arfar ao balcão como se toda a gente lhe devesse e ninguém lhe pagasse.
No meio das arfadelas lá soltou um: SAL * arfadela * BUTAMOL

Eu larguei a receita que tinha na mao e apressei-me a buscar o santificado ventilan. Enquanto o utente bombava e se recompunha com visível regozijo e um thumbs-up à americana eu levei a bom porto a dispensa que tinha entre mãos.
Enfim, parecia mesmo um filme classe B de domingo à tarde.