21.11.05

70 x 7

Enquanto procurava a chave do euro milhões nesse mundo de informação que se chama teletexto, descobri algo que me aterrorizou. Ao passar os olhos pela programação da RTP reparei que o 70 x 7 ainda existe, e continua a atormentar gerações e gerações de criancinhas das que acordam às 7 da matina!
Comentando este assunto com o Senhor V., esse grande filósofo de quem as gajas têm o privilégio de ser amigas, ele apresentou-me a sua teoria. Segundo ele, o desinteresse dos jovens da nossa geração pelos assuntos religiosos está intimamente relacionado com o facto de termos suportado esta estopada demasiadas manhãs das nossas vidas, enquanto esperavamos pacientemente pelos desenhos animados.

29 comentários:

gaja disse...

Concordo plenamente! O amigo V. é sempre um iluminado!

Anónimo disse...

Seja a manca, seja a mouca, direi que o Senhor V., esse grande filósofo de quem as gajas têm o privilégio de ser amigas, não tem razão. O desinteresse pelos assuntos religiosos não é de uma geração: atravessa todo o mundo ocidental e todas as gerações. Por isso, a culpa não é do 70x7. Que eu nunca vi. Já agora, fica a sugestão: um post sobre o 70x7...

Respeitosamente, osculo a manca e a mouca...

Rita Rabiga disse...

Pois olha(em), mal li o título da posta, a primeira coisa que me veio à cabeça foi "DESENHOS ANIMADOS!!!".
Acho que há para aqui (no meu cérebro) um software qq que ainda não desinstalei desde a infância..
Ainda bem :)))))

gaja disse...

Caro RPS

O Senhor V. recorre frequentemente à ironia...

Obrigada pela sugestão de post, mas receio que não haja muito para dizer do 70x7. É o equivalente à tele-escola para a catequese... Sorte a sua, nunca o ter visto!

Cumprimentos das gajas

Anónimo disse...

De facto o senhor rps não deve ser deste planeta! Quem nunca viu (ou melhor, fugiu de ver??) o 70x7 Não deve ser com toda a certeza desta geração! Não me vai dizer que também nunca viu o programa que seguia os desenhos animados?? A fantástica TV Rural??

andalsness disse...

70x7, sem dúvida.
Esse que se cria (e queria) um poderoso instrumento de evangelização, muitos jovens precipitou para os meandros da droga.

Julgais, por certo, que a excelente animação de leste que o Vasco Granja passava era opção deste. Não, era apenas mais barato.

Sousa Veloso, sim, esse guru da (verdadeira) reforma agrária. Ainda hoje aplico, em horto próprio, conhecimentos que com ele adquiri.

Nada disto, porém, se poderá comparar ao Novos Horizontes, esse grande percursor da generalidade dos formatos que hoje proliferam em horários ditos nobres.

gaja disse...

Devo confessar que, apesar de me lembrar de detestar o 70x7 pelas razões que o amigo V. apontou, não me lembro absolutamente nada do programa. Tenho uma vaga ideia de o genérico ter uma árvore? Ou isso era a TV Rural?
Já agora, alguém sabe a origem do nome 70x7? Porque é que não lhe chamaram simplesmente 490?

gaja disse...

Senhor RPS, a sério, não julgue que o elegemos como alvo a abater, mas tenho de o criticar novamente!!! Há gajas entre nós que não são nem mancas nem moucas! Isso é discriminação!
(mas muito obrigada da manca e da mouca pelo seu ósculo respeitoso)

Fil disse...

É pá ainda me lembro da musica...
Isto é que é terrroor!

Anónimo disse...

A origem de "70x7" tem que ver com uma passagem dos Evangelhos, em que, supostamente perguntaram ao Mestre quantas vezes alguém deveria ser perdoado. E lançaram um número: - Até 7 vezes? Ao que a resposta do Mestre foi - Até 70x7!(é claro que o que ele queria era entalar os outros que se armavam em bons samaritanos)...
E daí os a conta terrífica da maioria dos infantes portugueses.Permitam-me lançar a questão:conseguiremos perdoar o programa até 70x7?

gaja disse...

Obrigada woman once a bird, por enriquecer esta minha posta com a sua explicação.

Respondendo à sua pergunta: olhe, eu falo por mim, 490 é muita vez para perdoar...

Anónimo disse...

pois, vcs falam, falam e falam do "70X7", mas do "Vamos jogar no Totobola" ninguém fala!!
"totobola, 1X2, totobola, 1X2, é o totobola!!!" era assim o musicol!

eu queria aqui dizer que eu sou aTEU, graças a dEUS!!!

gaja disse...

O totobola!!!
O senhor everything acaba de me recordar outro dos grandes dilemas da minha infância (outro para além do que é que queria dizer 70x7, logicamente)!!!
A minha nova questão é: alguém sabe a letra dessa música, caros amigos? Apesar de ser em português, a dicção da senhora que cantava era tão má que não se percebia nada... Só mesmo isso que o everything escreveu, que era, se não me engano, o gran finale...
Ai que até fiquei nervosa, com a perspectiva de poder realizar este meu sonho de perceber a letra toda dessa música!!! Ai que estou a gostar tanto desta discussãozita!

Anónimo disse...

A explicação que me preparava para avançar é exactamente a que womanonceabird expõe. Mas com mais um dado: é Pedro, o Apóstolo Pedro, quem faz a pergunta ao Mestre. Só não sei de que Evangelho é...

gaja disse...

Ai meninos...

Pois eu também não me lembro da letra completa do genérico do totobola, mas lembro-me de "Totobola 1x2, ter certezas e depois...". Pode ser que se cada um de nós acrescentar uma frase acabemos por conseguir compilar a letra toda. Depois podíamos gravá-la e lançar o single "As gajas do totobola!".

Por falar em genéricos desportivos... embora eu, como as minhas gajas amigas sabem, nunca tenha sido fã de desporto (nem sequer sou daquelas que vêm os jogos por causa das pernas dos jogadores), não posso deixar de me lembrar do genérico do Domingo desportivo. Alguém se lembra? Pois, por incrível que pareça a música usada é o The beach dos New Order. Para os leigos, the beach é uma remistura do famoso "blue monday" que está presente no lado b do 12" mais vendido na história da música. A música é basicamente uma versão mais longa do blue monday, mas sem as vozes e com muito mais delays... Bem posto isto, e uma vez que nem é segunda feira, nem posso ir para a praia, resta-me ir ouvir New Order!

Jinhos grandes da mana tesoura

gaja disse...

aqui vai a letra (da autoria de uma amiga):

totobola um xis dois
cento e centlis e dois bois
joga sem parentesis boa bola sempre e ser feliz
boa bola (um xis dois)
boa bola (um xis dois)
é totobolaaaaa

frifri

gaja disse...

Oh frifri, olhe que não, olhe que não...

ASPHALTO disse...

Sim, o 70x7 era um programa velhaco. Por que já não tinha sono e sabia que nao tinha nada melhor que fazer ao domingo de manhã. Por que o genérico era uma puta duma mostardeira estilisada a crescer que eu confundia com o curtíssimo TV Rural do Engº Souza Veloso a falar do míldio, da cravagem, da pera rocha e da maçã bravo de esmolfe.

Acho que como tantas outras crianças, ficar a ver o 70x7 não era opção.

Obrigado por me fazerem lembrar destas pérolas. Já agora:

Que é feito de si:
a) 3 ás girassol?
b) Rubiggan 12?
c) Luís Pereira de Sousa?


(este último foi visto pela última vez a apresentar o programa também dominical da RTP1 "Há festa na Feira")

andalsness disse...

Tenho ideia que a dos New Order era no TV2 Desporto.

gaja disse...

Eia, Cócó, do que o menino se foi lembrar - do Luís Pereira de Sousa. Não faço a mais piquena ideia do que lhe aconteceu! Foi engolido pelas entranhas do anonimato. Pensava que à Vera Roquette (a gaja do Agora Escolha)tinha acontecido o mesmo, mas não, dedicou-se ao "social" e já há quem diga que é a próxima Lili Caneças!

Quanto ao 3 As girassol, o fenómeno é o mesmo que o do 70x7. Nós esqueçemos que ele existe, mas ele continua aí, nas prateleiras dos supermercados e nos ecrãns de televisão, respectivamente.

E o Rubiggan 12 o que é? é o xarope para a tosse?

gaja disse...

depois da intervenção da amiga frifri já não tenho vergonha de escrever a minha versão da música do totobola:

totobola um xis dois
sempre sempre e depois
joga sem "perémios" [=prémios] porém joga sempre e sempre
por isso
totobola um xis dois
totobola um xis dois
é o totobola!

Anónimo disse...

totobola , um xis dois,
o sr josé veiga e os seus bois,
sempre a gamar, ai os murcões
a queixarem-se ainda, depois...
totobola , um xis dois,
totobola , um xis dois,
é o totobola!!!

Anónimo disse...

Deverá aqui ser referido!! (já que ninguém o fez ainda) que foi atingido um novo record!!!

gaja disse...

Já pensou na possibilidade de existirem por aqui gajas BENFIQUISTAS ó Sr. everythig??

Rita Rabiga disse...

Devo dizer que tomei a liberdade de linkar Gajas no Corte.
Qualquer reclamação... será analisada.

Anónimo disse...

As caríssimas gajas andam nos outros brolgues em chat e não postam nada desde segunda-feira...

Anónimo disse...

Andava na net a procura de anuncios
É um bocado estranho(lol), mas isto era o que me parecia na minha tenra idade na altura(obvio que nao podia ser isto é "rocambolesco"):

totobola um xis dois
treze vezes xis depois
já não sei, parece boa bola, cento e sempre diz:
boa bola 1x2
boa bola 1x2
é totobolaaa

ass: Luisa

Anónimo disse...

O que eu percebia em pequena era o seguinte:
- Totobola 1x2, tem defesas e depois, grupos chave santarete, boa bola são vicente o viz, Boa sorte 1x2, boa sorte 1x2, é totobola!!!!
Hã?? Não acham que é isto de certeza???Hahahaha...Socorro! Alguém sabe a letra certa??!

Anónimo disse...

Totobola 1x2
Incertezas e depois
Chá de santarela
Cura jola cento e cento lis
Boa sorte 1x2
Boa bola 1x2
Em totobola!