29.11.05

SPM

Nota prévia: esta é uma posta de gaja. Pode causar desconforto, embaraço ou até uma certa náusea no leitor do sexo masculino.

Fui eu que no domingo escrevi a posta em que chamava caga-na-saquinha ao Guterres. Ontem, quando a li, resolvi apaga-la. Foi o primeiro sinal da grande neura que me iria acompanhar o resto do dia. Essa neura tem um nome – chama-se SPM, ou Síndrome Pré-Menstrual.
Para os que não estão familiarizados com os sintomas desta requintada tortura mensal, eles são:

Alterações do humor tipo depressão, fadiga, cansaço fácil, desinteresse pessoal, irritabilidade, instabilidade emocional, falta de concentração, alterações do apetite, alterações no ritmo do sono, sensação de estar fora do controlo, choro frequente e mesmo alterações da personalidade ou do comportamento.
Podem também ocorrer dores abdominais, com dores musculares generalizadas, tensão mamária, graus variáveis de edema, cefaleias, náuseas, ou mesmo vómitos. Estes sintomas podem ser tão graves que levam à limitação da actividade física diária.

Bom, cada gaja é uma gaja e todas reagimos de forma diferente. Eu, pessoalmente, não fico deprimida. Ansiosa sim. Mas mais irritadiça (e irritante). E furibunda. Confesso que às vezes é uma vantagem puder atirar tudo para as largas costas das hormonas, mas que o preço a pagar é alto, lá isso é!
Ontem foi, pelas questões fisiológicas que acima referi, um dia para esquecer. Tudo parecia enfurecer-me, nomeadamente:
  • a minha própria posta:
  • senhoras que acham que todas temos o direito e o dever de confraternizar nos balneários da piscina;
  • empregadas de balcão que nos querem vender roupa que obviamente não queremos;
  • pónhónhós estacionados em segunda fila;
  • empregados de balcão que deixam arrefecer o café por estarem a ver o FCP;
  • pessoas com bigode em geral.


Eu não sou uma gaja mal-educada. Por maior que tivesse sido a minha vontade de insultar essa gente toda, não o fiz (ok, talvez tenha insultado ligeiramente o dito automobilista). Em contrapartida domino bastante bem a técnica da fulminação visual! Ainda hoje há criancinhas que me temem à custa disso. É praticamente infalível e pode ser usada como qualquer arma de arremesso.
Talvez num outro dia sorrisse condescendentemente a cada uma destas pessoas (menos ao pónhónhó). Ontem, todos pareciam ter sido postos no meu caminho para testar os limites da minha paciência! E esses limites estavam especialmente estreitos...

13 comentários:

Anónimo disse...

Que dia! Maldita dismenorreia!
De qualquer mordo, são para mim insondáveis os fenómenos do e associados ao cataménio.

Em todo o caso, foi uma boa opção retirar a posta do Guterres. Não estava ao nível a que as Gajas habituaram o seu público.

Entretanto, gostei dessa do bom domínio da técnica da fulminação visual.

gaja disse...

Ai gaja, que bem que esteve ao falar sobre este assunto tão delicado mas tão pertinente para todas nós.
Digo-lhe com toda a franqueza: não conheço uma gaja, umazinha que seja, que não sofra às custas deste problema. As pessoas que me rodeiam estão avisadas para não me contrariarem nestes dias! E sabe que mais? Em minha opinião, a pílula, essa fabulosa invenção que alguns dos mais sábios filósofos dizem ser a mais importante do Homem a seguir à roda, ajuda mas não impede totalmente que soframos desta maleita. Enfim, mas também não foi para isso que ela foi inventada!
Para terminar queria dar-lhe uma palavrinha de consolo... Parece que a lua influencia mesmo os nossos ciclos, amiga gaja, acho que estamos sincronizadas! Ai que ninguém atura este blog esta semana!

gaja disse...

Falta aí nos sintomas um dos mais fulminantes (pelo menos para mim): vontade súbita de devorar chocolate.

gaja disse...

Pois gajas,

Eu cá acho que sou uma gaja mais evoluída que vós. A verdade é que sim, como toda a boa gaja também sinto muitos desses sintomas, principalmente os emocionais, mas a verdade é que o meu útero parece não sangrar... Será que atingi a menopausa?

A mana tesoura

Fil disse...

Pois é chega a todas, como eu te comprendo...

gaja disse...

Para o senhor RPS: há uma falha de comunicação entre nós. E parece ser bidireccional. No entanto, palavras como dismenorreia e cataménio, apesar não fazerem parte do nosso vocabulário do dia-a-dia, são facilmente pesquisáveis nos dicionários. Pelo contrário, o senhor não compreendeu que não estávamos a falar de dismenorreia nem de cataménio, mas sim do sofrimento por que passamos antes de tudo isso (por isso se chama sPm). Mas já que estamos a falar do cataménio propriamente dito (agora que aprendi uma palavra nova vou usá-la até à exaustão), quero lançar aqui uma questão. Por que é que os homens são tão insensíveis a tudo o que respeita ao período menstrual? Lembro-me, aqui há uns tempos, de ter ficado indignada com o Seinfeld por ele ter feito uma piada acerca de um detergente para a roupa que se orgulhava de tirar com eficácia nódoas de sangue. "Sim, porque quando alguém leva uma facada e se está a esvair em sangue, a primeira coisa em que pensa é em como há-de tirar aquela nódoa! [risos empacotados]". Fiquei mesmo irritada, com a breca! Sangue na roupa, infelizmente, é uma coisa com que as mulheres têm de lidar de vez em quando...

Anónimo disse...

"Alterações do humor tipo depressão, fadiga, cansaço fácil, desinteresse pessoal, irritabilidade, instabilidade emocional, falta de concentração, alterações do apetite, alterações no ritmo do sono, sensação de estar fora do controlo, choro frequente e mesmo alterações da personalidade ou do comportamento"
-sim, algumas drogas têm este efeito em mim...

Gaja, acho bonita a tua santa paciencia!
acho que o único que se safava era mesmo o empregado de café (deve ter bigode, oves crosses!!) que era do FCP, o resto era tudo campo pequeno com eles:

maledetos pónhónhós!!!
maledetos confratenizantes!!!
maledetas vendedoras!!!
maledetos "aqueles dias anteriores"!!!

António Conceição disse...

"Alterações do humor tipo depressão, fadiga, cansaço fácil, desinteresse pessoal, irritabilidade, instabilidade emocional, falta de concentração, alterações do apetite, alterações no ritmo do sono, sensação de estar fora do controlo, choro frequente e mesmo alterações da personalidade ou do comportamento.
Podem também ocorrer dores abdominais, com dores musculares generalizadas, tensão mamária, graus variáveis de edema, cefaleias, náuseas, ou mesmo vómitos. Estes sintomas podem ser tão graves que levam à limitação da actividade física diária"

É preocupante!
Tirando o choro frequente e a tensão mamária (que não sinto), acho que estou com síndrome pré-menstrual.

gaja disse...

depois de ler estes comments cheguei a uma conclusão brilhante...

no fundo, SOMOS TODAS GAJAS!

frifri

Anónimo disse...

Calma lá, oh frifri... Não faças confusões.

Anónimo disse...

gaja frifri, até podes dizer "somos todas gajas".

não podes é dizer "somos todos gajas"!

ohmessa!

Anónimo disse...

Concordo com a gaja fri fri... quase que podemos concluir que somos todas gajas, mas umas mais conscientemente que as outras.

ASPHALTO disse...

Tenho medo de dizer qualquer coisa, não vá ser injustamente descarregada em mim alguma violencia de palavras que não é passível de ser dirigida ao SPM...

Acho que gaja que se preze tem os seus métodos sublimatórios dessas maleitas organo-psíquicas.

Os homens fazem chistes à volta da menarquia por uma simples razão: porque podem! Estas piadas só têm graça porque as mulheres não lha acham. É uma coisa própria cá nossa!

(...e os raios que a menina dos seus olhos deita podem-na deixar ceguinha um dia. Pense nisso!)