25.11.04

cronicas de uma terra distante

Olá gajas,
pois que todas vocês sabem bem que estou longe... e que nem sempre é fácil uma gaja adequar-se aos costumes de terras longinquas. Pois imaginem que aqui neste pedaço de fim de mundo esta gente tem uma festa a que chamam Thanksgiving. pois sabem o que é que comemoram? Pois que comemoram todas as atorcidades que fizeram aos pobres dos índios... e como é que o fazem? passam o dia em frente à televisão a comer um pássaro grande recheado de porcarias, com um puré instantâneo e um molho de Cranberries... para deixar tudo ainda mais estranho a grande coisa nesse dia é ver o jogo de Futebol (não do nosso, do outro) com a família... Ai céus, meninas, eu sei que isto é coisa de gente pobre, mas se eu estivesse nesse jardim à beira mar plantado estaria sentada à lareira a comer umas castanhitas assadas e uma boa geropiga. Ai gajas, não liguem que isto são memórias dos tempos passados com os caseiros do meu paizinho em terras do ineterior...
pois feliz thanksgiving para vós outras também!
Um xuac gordo da mana tesoura!

5 comentários:

ASPHALTO disse...

Sim, bem lembrado. Castanhas e água pé... o S. Martinho passou sem memória aqui nesta belga terra.
Também nao se fez anunciar pelo dito verão.

Prezada amiga:
E que tal encetarmos para o ano a parada do orgulho emigrante?
Eu vou de campino!

gaja disse...

Ai coco... que bem que me parece, finalmente alguém que entende a angústia de uma alma perdida no nevoeiro! Você assim de repente não se sente imensamente D. sebastião? Pois olhe, eu sinto, e ao mesmo tempo devo confessar que também me sinto muito S. Sebastião, mas isso são outras tantas... Poiis olhe que acho a sua ideia magnífica, eu por mim, que sou mana vou de varina (ai é assim que se chamam aquelas charmosas raparigas de bigode que vendem sardinhas na rua?), ou então de minhota (pode ser que alguma mana que seja de terras de viana me empreste o ouro...)

gaja disse...

Mana gaja, vá lá, deixe-se de sentimentalismos e conte-nos o que todas queremos ouvir. Caseiros? Lareira? Conte tudo, tudinho! Com pormenores!

gaja disse...

Vá lá então gajas... que é que vocês acham que isto é?! O blogue chama-se gajasnocorte e não: cenas escabrosas de uma jovem no feno... mais respeito que isso foram outros tempos e hoje sou uma senhora que não usa saia acima do joelho... bem na altura também não: pura e simplesmente não usava!
Vejam como os nossos meninos associados do blogue se portaram bem melhor... eles falaram de coisas construtivas como fazer uma piquena homenage à nossa terra! Sim, essa coisa da saudade, fado e orgulho luso ainda bate forte no coração de alguns... sim, porque para algumas parece que à coisas que batem mais forte e não é no coração (ai cala-te boca que nunca sabes que tipo de munição essas gajas podem usar contra ti!)
Xuac gordo da mana tesoura!

gaja disse...

Cara mana tesoura:
Adorei a sua escolha!! Fique sabendo que o Minho está super na moda, é só ver a quantidade de tias nossas amigas que deambulam por Viana do Catelo em Agosto, de camisa bordada e arrecadas de 0,5 Kg nas delicadas orelhas! Completamente chique... E dançar o vira é engraçadíssimo, nós adoramos brincar ao povo, o povo sabe divertir-se, co`a breca !
O ouro herdado da minha fidalga e brazonada família minhota estará à disposição, minha querida. Durante a parada que o Senhor Cócó irá organizar, pode até mudar o seu nome para mana tesouro (ai que chalaça tão gira, esta que inventei agora)!
Deixo apenas um reparo minha jovem amiga. É traje à vianeza que se diz, não à minhota... Veja se aprende a não ser possidónia, que eu não duro sempre!