16.1.06

O nosso presidente

Já todos devem ter reparado que somos fascinadas por tudo quanto é sondagem e estatística, não perdendo uma oportunidade para postar qualquer coisa com números. Assim sendo, resolvemos fazer a nossa pequena sondagem eleitoral caseira, de forma a averiguar quem seria o Presidente da República se, por um acaso, as gajas representassem o eleitorado português - "deus nos livre", diriam uns; "quem dera", diriam outros.
O que o DEOCN (Departamento de Estatística e Outras Coisas com Números) conseguiu apurar junto das associadas deste blog (que se manisfestaram através de voto secreto) foi que, também num mundo feito à imagem das gajas, não existiria uma segunda volta. Mas ficam-se por aqui as semelhanças entre a sondagem DEOCN/gajasnocorte e as restantes. Na verdade, se fôssemos nós os únicos eleitores deste país, Jerónimo de Sousa venceria sem qualquer problema, com uns esmagadores 60% dos votos. Mário Soares e Francisco Louçã repartiriam entre si os restantes votos e de Cavaco Silva, Manuel Alegre e Garcia Pereira nem reza a história.
Se eu fosse o Miguel Sousa Tavares, o Nuno Rogeiro ou mesmo a Constança Cunha e Sá teria, com certeza, uma série de coisas muitíssimo inteligentes, sensatas e pertinentes a dizer sobre este assunto. Mas (felizmente) não sou e não me cabe a mim analisar estes resultados, apenas publicá-los. No entanto sinto-me tentada a dizer que esta nossa posição reflecte não só o facto de sermos gajas de esquerda (o que me parece inequívoco), mas também uma certa implicância - chamemos-lhe assim para não usar palavras mais intempestivas - com tudo o que ostenta o título de Doutor ou Professor. Não sei. É provável.
O que posso garantir é que no próximo dia 22 a maioria (absoluta!) de nós vai estar a torcer pelo operário comuna! Força Jerónimo!


21 comentários:

rps disse...

Se me falassem desta sondagem interna e me pedissem um prognóstico, avançaria um resultado diferente - com menos do simpático Jerónimo e mais do execrável Louçã. É que este blogue não deixa de revelar um ligeiro registo esquerda-lux.

Em todo caso, as Gajas não são, com toda a certeza, uma amostra-tipo do eleitorado português.

Ser de Esquerda é tão respeitável como ser de Direita. Importa é não ser esquerda-lux nem complexado de esquerda.

Anónimo disse...

quem dera

Anónimo disse...

eu estou com os outros: quem dera que as gajas fossem uma amostra significativa do eleitorado do povo tuga.

mesmo não ganhando o candidato que obtém 100% dos votos da malta da Brolgue brolguista ganhava o candidato do meu partido oficial.

anyway:
o que importa é não ser um chato de direita!
e isso, definitivamente, as gajas não o são!

é preciso desenraizar esses complexados de direita que por aí andam...

gaja disse...

Prezado RPS:

Ora aí está um conceito que gostaria de ver desenvolvido aqui, o de "esquerda-lux". Não sendo eu o alvo desse rótulo (uma vez que eu sou daquelas que votará no Jerónimo de Sousa) isso não me afecta particularmente. Mas não consigo entender esse preconceito em relação à franja da esquerda a que se refere. Porque é que "Importa é não ser esquerda-lux"? Será ela menos "respeitável" que a restante esquerda?

Outra coisa que gostaria que me dissesse: de tudo o que já foi dito aqui, onde foi que o senhor subentendeu o nosso "ligeiro registo esquerda-lux"? De onde terá surgido esse seu prognóstico? Será porque nos imagina mais parecidas com a Ana Drago do que com a Odete Santos?

* * *

E que tal fundarmos a esquerda-tendinha dos clérigos? Quem alinha? Everything?

* * *

Caro HM: contra mim falo, oxalá que nenhuma nós alguma vez chegue à PR. Nenhuma de nós é dotada de grande poder de decisão...

rps disse...

Caríssima Gaja...

Desenvolver o conceito de esquerda-lux não cabe no espaço de um comment. E teremos de começar pela definição-base de esquerda e direita.
Ando a pensar nisso, para postar lá no tasco. Não prometo prazos, mas vá chekando, vá aparecendo, se lhe apetecer.

Digo-lhe, contudo, resumidamente, que há várias direitas e várias esquerdas. Nem todas respeitáveis, nem todas aceitáveis. Do meu ponto de vista, claro.

Na presunção de que a caríssima Gaja é próxima ideologicamente de Jerónimo de Sousa, digo-lhe, ainda, que ele sabe bem o que é esquerda-lux. E não terá dela uma visão muito diferente da minha.

Sobre como imagino as Gajas, dir-lhe-ei que uma imagino como a conheço e outras duas como Barbed Wire me relatou.

saudações democráticas, de esquerda ou de direita.

Woman Once a Bird disse...

Cara Gaja:
Permita-me uma "petit" achega que tem que ver com os meus ódios (inhos) de estimação: Se a Gaja fosse o Miguel Sousa Tavares, o Nuno Rogeiro ou mesmo a Constança Cunha e Sá teria, com certeza, uma série de coisas a dizer sobre este assunto: todas pouquíssimo inteligentes, sensatas ou pertinentes...
Felizmente não é o caso.

gaja disse...

Não sendo a minha intenção encetar aqui uma discussão consigo, caro RPS, gostaria apenas de clarificar algumas questões:

Eu julgo conhecer a opinião de maior parte dos militantes do PCP em relação à dita esquerda-lux, esquerda-caviar, ou o que queira chamar-lhe. O facto de me sentir ideologicamente próxima de Jerónimo de Sousa não me faz, no entanto, concordar com ele na íntegra.

Acontece apenas que respeito opiniões diferentes das minhas, nomeadamente as de uma esquerda com a qual não me identifico, mas que considero legítima.

Uma das coisas que lhe queria dizer no comentário anterior é que não me parece que haja neste blog uma atitude esquerda-lux. Nem sequer de outros tipos de esquerda, nem de direita. Aqui, muito raramente somos suficientemente sérias para ser partidárias. Mas posso estar enganada, obviamente, não serei de todo isenta para falar de um blog que é, em parte, meu.

Saudações democráticas também para si

gaja disse...

oh enigmático rps! agora deixou-me completamente boquiaberta! mas então conhece alguma de nós? e eu a achar que éramos completamente anónimas! qual de nós será? a manca, a surda, a mana tesoura, a fri fri ou o menino kalé? ou uma das nossas colaboradoras mais fugazes?

gaja disse...

Ai gajas e gajos,

que conversa tão séria... isto está-me a dar uma neura desgraçada. olhem, eu ia era já ali de repente ao triplex (que o lux fica demasiado longe) beber uma boa de uma cuba livre (ou deverei dizer, coca-cola com rum), cheirar uma linha e ver os rabos dos gajos que por lá andam...

não preciso de assinar, pois não, kida(o)s?

gaja disse...

então mais vale esperar pelo fim de semana, mana. Olhe que se fosse lá hoje ia acabar a noite olhar para o rabo (enfiado numas calças de marca) de uns quaisquer betinhos do PP de copo de whisky na mão e outra mão sempre a compôr o penteado horripilante. E ao fim de semana cuidado, também, que pode acabar a olhar para o rabo de alguém que olha mais para o rabo do dj do que para o seu... Resumindo e concluindo, eu estou fartíssima do triplex.

gaja disse...

gajas eu prefiro mesmo é esquerda-sushi.

e não se preocupem que este sábado (as que cá estiverem) depois da pequena festa de inauguração de minha casa, sobre a qual talvez postarei mais tarde, poderemos todas ir ao triplex e olhar para o rabo do DJ, que não é nada de se deitar fora.

beijos
fri fri

Barbed Wire disse...

Não tarda nada estão todos a discutir o conceito de "esquerda triplex".
Se assim for... estou fora... mesmo Fora!

Anónimo disse...

Eu acho é que vocês andam com vontade de se comerem uns aos outros. Porra!
Converteu-se um post que até tinha sentido e piada numa xaxada miserável.

Anónimo disse...

e a culpa é do RPS e do seu chato preconceito contra a esquerda!!!

eu já prometi que não voltava à tendalhada do clérigos, já tentei ser expulso por insultar a *** da dj e já prometi que só voltaria lá de galochas, gabardine e máscara de oxigénio.

acho que nestas condições não posso fazer um movimento político decente!

Anónimo disse...

Ora aí está uma bela forma de dignificar uma conversa, insinuar que anda um certo canibalismo no ar!
Quanto aos tipos de esquerda, estou indecisa entre uma esquerda-caril ou esquerda caldo-verde.

Beijinhos às Gajas

Anónimo disse...

Ainda mal tinha começado esta campanha eleitoral (pré-campanha inclusive) e já eu estava enfastiado com ela, e sinceramente mal vejo a hora de ela terminar de vez. Não são só os candidatos q me cansam, mas sim todo o circo há volta, já para não falar do desperdício de dinheiro gasto de forma fútil, e que bem poderia ser utilizado c pessoas necessitadas, mas enfim, talvez seja só cansaço da minha parte, talvez o problema seja meu.

E já agora, o q é isso de ser de esquerda ou ser de direita ? Será como nos filmes ? De um lado estarão os bons e do outro os maus ?

ccesarf

rps disse...

Não gosto de utilizar comments como chat, mas sou impelido a dizer algumas coisas. Desculpem as proprietárias.


A ccesarf (I) - Claro que há esquerda e direita. Ainda que as definições não sejam faceis de fazer nem as divisões sejam sempre rígidas.
E há quem tenha disso visões maniqueístas, tipo "bons de um lado e maus do outro". por acaso, não é a minha visão da coisa.

A ccesarf (II) - "já para não falar do desperdício de dinheiro gasto de forma fútil, e que bem poderia ser utilizado c pessoas necessitadas" - isto é um registo de demagogia barata. Alguns usam-no e acrescentam: antes do 25 Abril não havia disto!
Eu acho que é dinheiro bem gastoe ainda bem que se gasta nisto.

A Gaja - "uma das coisas que lhe queria dizer (...) é que não me parece que haja neste blog uma atitude esquerda-lux".
Eu não falaei de uma atitude. Falei de um leve registo.
E não é preciso falar de partidos ou de política para se notar este ou aquele registo. Podemos avaliar bem ou podemos enganar-nos. Mas mas pelos vistos não é o caso - talvez esse leve registo se note nos posts da Gaja bloquista.

Anónimo disse...

Bom, eu tb peço desculpa às proprietárias pelo meu desabafo.

RPS - só umas breves notas acerca dos teus comentários:

1 – A maioria das pessoas intitulam-se de esquerda/direita sem saberem o q isso significa, basta perguntar quantos deles leram livros de Marx, Engels, ou Max Weber só a titulo de exemplo, ou perguntar o que é a esquerda ou a direita para termos as respostas mais dispares e contraditórias possíveis.
E já agora, enquanto houver ‘’pessoas de esquerda ou direita’’ nunca deixaremos de ser aquilo q actualmente somos: ‘’Pessoas manipuláveis’’ q na hora de votar votam nos ‘’nossos’’ .
Sobre esse assunto assusta-me qd alguém faz declarações como: ‘’O Povo de esquerda/direita....’’, pq para mim está inerente entre outras coisas o ‘’ódio ao outro’’

2 – Não será mais demagogia dizer q se fazem esforços enormes em favor dos pobres e comprar carros topo de gama? A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder, por isso aparecem os discursos populistas e demagogos.
Mas há algo q não me fiz entender: o q eu critico não è o acto eleitoral, mas sim os milhões de euros gastos em coisas desnecessárias como por exemplo jantares com centenas de pessoas. Numa altura dita de crise não seria desejável serem os nossos políticos a darem o exemplo,
e a serem mais comedidos nos gastos de uma campanha?

ccesarf

gaja disse...

Eu, como autora deste post, sinto-me profundamente arrependida de ter iniciado esta discussão.

Meus amigos, nós somos um blog light, não cabem aqui discussões de carácter sério...

Ide! Ide discutir para os vossos blogs e que o senhor vos acompanhe!!

Anónimo disse...

Depois de ter sido eu a iniciar a discussão ( no bom sentido), só me resta pedir desculpa.

ccesarf

Anónimo disse...

Gaja - manda-os lá para o blog deles, sim.
Eu li Max Weber - teve que ser - Sociologia - e não venho cá falar dessas merdas...