25.1.06

Conversa de uma gaja com a sua avó cavaquista no dia 22 à tarde:

"- Olá avó! Já votaste?
- Sim, tem de ser!
- Pois tem, que é para ver se não elegermos o Cavaco!
- Ai não, aí é que já não concordamos... Ainda agora estive a falar disso com o teu tio: a gente vê aquelas pessoas, como o Jerónimo, e até nos inspiram confiança, mas depois quem é que nos garante que eles cumprem o que prometem?
- Ó avó, mas até parece que o Cavaco alguma vez cumpriu o que prometeu enquanto foi primeiro-ministro...
- Oh minha filha, cada um tem os seus defeitos!"

23.1.06

Obladi Oblada

É oficial: Berlusconi instala-se no Palácio de Belém. Laura Bush é a nova primeira-dama.

– KL

21.1.06

match point


A mana tesoura ontem estava com a pássara aos pulos. Sim, não podia esperar mais um minuto sequer. Diziam as críticas que o Sr. Woody Allen tinha regressado ao seu melhor e que ainda por cima o tinha feito com a deslumbrante Scarlet Johanson e com o sedutor Jonathan Rys-Myers (desculpem os erros ortográficos).
Não podia ter valido mais a pena. O filme é deslumbrante. Entretenimento puro e duro, mas do melhor. A menina loira da voz sedutora está fabulosa e o duo com o sexy David Bowie (Velvet Goldmine) funciona às mil maravilhas.
Não percam, os diálogos são soberbos, leves mas espirituosos. O humor está presente em todo o lado sem que por isso seja uma comédia neurótica, as emoções e os sentimentos negros estão por todos os lados, o sexo é do melhor, e o argumento deixa-nos presos em expectativas.

Será que devemos desde já pô-lo na nossa lista como um dos possíveis candidatos a melhor de 2006?

A mana tesoura

19.1.06

Saint Wilgefortis

"Três representações da Santa Wilgefortis (Cara forte)"
ao centro uma representação clássica e nos extremos representações contemporâneas.



"Saint Wilgefortis, daughter of the (catholic) King of Portugal, grew a beard in protest when betrothed against her wishes to the (pagan) King of Sicily. The Sicilian at once refused her, and her father had Wilgefortis crucified. (...) Her story is, nevertheless, probably true , at least in its clinical details. The adrenal gland, above the kidney, has several tasks. It helps control the body's state of alertness, regulates its salt balance and makes steroid hormones. Its products are involved in the response to stress and in sugar and salt regulation, and have the power to induce maleness. (...) The inherited version of the virtuous but unfortunate lady's illness is know as congenital adrenal hyperplasia and is by no means rare. (...) Among hispanics in New York one child in fifty is born with some damage of the gene involved"

-in, Y: the descent of man, Steve Jones, 2002

O senhor Steve Jones deveria vir à Peninsula Ibérica e ver que provavelmente aqui as desordens deste gene são bem mais comuns que em Nova Iorque. Por algum motivo a gaja (desculpem a blasfémia) da lenda é filha do Rei de Portugal!
A mana tesoura

16.1.06

O nosso presidente

Já todos devem ter reparado que somos fascinadas por tudo quanto é sondagem e estatística, não perdendo uma oportunidade para postar qualquer coisa com números. Assim sendo, resolvemos fazer a nossa pequena sondagem eleitoral caseira, de forma a averiguar quem seria o Presidente da República se, por um acaso, as gajas representassem o eleitorado português - "deus nos livre", diriam uns; "quem dera", diriam outros.
O que o DEOCN (Departamento de Estatística e Outras Coisas com Números) conseguiu apurar junto das associadas deste blog (que se manisfestaram através de voto secreto) foi que, também num mundo feito à imagem das gajas, não existiria uma segunda volta. Mas ficam-se por aqui as semelhanças entre a sondagem DEOCN/gajasnocorte e as restantes. Na verdade, se fôssemos nós os únicos eleitores deste país, Jerónimo de Sousa venceria sem qualquer problema, com uns esmagadores 60% dos votos. Mário Soares e Francisco Louçã repartiriam entre si os restantes votos e de Cavaco Silva, Manuel Alegre e Garcia Pereira nem reza a história.
Se eu fosse o Miguel Sousa Tavares, o Nuno Rogeiro ou mesmo a Constança Cunha e Sá teria, com certeza, uma série de coisas muitíssimo inteligentes, sensatas e pertinentes a dizer sobre este assunto. Mas (felizmente) não sou e não me cabe a mim analisar estes resultados, apenas publicá-los. No entanto sinto-me tentada a dizer que esta nossa posição reflecte não só o facto de sermos gajas de esquerda (o que me parece inequívoco), mas também uma certa implicância - chamemos-lhe assim para não usar palavras mais intempestivas - com tudo o que ostenta o título de Doutor ou Professor. Não sei. É provável.
O que posso garantir é que no próximo dia 22 a maioria (absoluta!) de nós vai estar a torcer pelo operário comuna! Força Jerónimo!


sunny

Caras leitoras(es):



Este não é o tipo de posta que estão habituados a ver neste blog. Não é divertida, irónica nem sequer devassadora da intimidade alheia. A mana tesoura está triste. Esta belezinha que vêem na fotografia é a minha cadelita. É a gaja que mais companhia me faz. Na passada sexta feira decidiu desaparecer. Não estava em parte alguma. No dia seguinte foi encontrada pendurada de um cacto pelas patas. (É o que acontece quando se deixam os bichos ao cuidado do namorado, isto gajos não sabem fazer mesmo nada. Toma! Pode ser que desta aprendas!) O seu corpo estava 5ºC abaixo da temperatura normal. Nesta altura ainda está no veterinário a soro, mas pelo menos já lhe conseguiram estabilizar a temperatura. A Sunny vai ficar boa!

Beijocas para todas e para a Sunny em particular.

A mana tesoura.

13.1.06

desejo musical 2006

Cara Blogosfera,

Esta tarde tive um desejo. Não, não se preocupem caras colegas gajas que não foi sexual. Esses já percebi que não posso partilhar aqui.
Esta tarde decidi comprar um best of dos happy mondays (já agora fui muito eclética e comprei também um da joni mitchel e um do morrissey).


Sim, gaja que é burra não aprende, mesmo depois de ver aquela coisa a que chamaram um concerto de passagem de ano, continuo a ter um carinho especial pelos happy mondays. Temas como hallelujah, loose fit e 24 hour party people são demasiado bons para que um velho, gordo, bêbado e meio cego destrua assim em dois momentos. Há um tema no disco que desconhecia. Os backing vocals são feitos por uma senhora que tem uma voz tal e qual a da Alyson Moyet. E então tive o desejo: é o meu desejo musical de 2006. Quero um dueto entre a Alyson Moyet e o Antony (sim, de Antony and the Johnsons).

Estão a imaginar a classe. Duas vozes poderosíssimas e duas figuras imponentes. Duas almas muito muito torturadas, mas que se recusam a ser lamechas, que têm o poder de mostrar que a dor e o amor, não são necessariamente sentimentos enfraquecedores. Levando o desejo um bocadinho ao extremo, desejaria vê-los assim no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril. Uma coisa super decadente e cheia de candelabros. Gostaria de pensar qual seria o tema ideal para eles cantarem, mas sinceramente não me ocorre. Assim sendo, aqui ficam dois desafios. Qual seria o tema ideal para o dueto Antony e Alyson (não a Goldfrapp, embora essa também não ficasse nada mal) fazerem uma versão?

E já agora, qual é o vosso desejo musical para 2006?

(Não frifri, não sonhe, não vai fazer um tema com o Thom Yorke. Ele já fez um com uma gaja bem mais fabulosa que você. )


Beijos gordos ao som da versão do tema Staying Alive (Bee Gees) pelos happy mondays!



A mana tesoura!

12.1.06

Ei avante!

"Ei avante, rapaziada! Ei avante sem parar! Ei avante, ei avante!
Beira-Mar, Beira-Mar, Beira-Mar!"

Somos campeões de Inverno!

9.1.06

O ano das gajas

Olá meninas

Dado o sucesso da posta anterior, ficou aqui demostrado que os blogs são como os livros: quanto mais figurinhas e menos texto tiverem, melhor. Por isso decidimos apostar novamente na cor e na imagem. E vamos fazê-lo em jeito de balanço, até porque hoje lançamos ao mundo a nossa 100ª posta - é obra.
Desta vez, no entanto, arriscamos algo de pessoal, levantando a ponta do véu de anonimato que nos cobre e mostrando um pouco de nós. Mas não muito, claro está, porque gaja que é gaja sabe que o mistério é um dos nossos melhores atributos! Cada gaja contribuiu com uma imagem representativa de algo que, na sua visão pessoal, a marcou ou foi para si importante durante o ano de 2005. Por isso, caras gajas e demais leitores, não esperem compreender coisa alguma. A amálgama de figurinhas são retalhos da nossa vida e só fará sentido para nós. Mesmo assim, cá vai ela. Será a nossa piquena cerimónia para enterrar o ano que passou e dar as boas vindas a este!

5.1.06

Prémios "GAJA 2005"

Olá amigas

Iremos hoje divulgar quais as personalidades que, no nosso entender, mais se destacaram no passado ano de 2005. Sabemos que estamos um pouco atrasadas mas a tarefa foi árdua e foi preciso reunir a opinião de todas as gajas que colaboram neste espaço.
Vamos então anunciar os vencedores nas diversas categorias:


Prémio "Gamar, fugir para o Brasil e depois voltar compensa":


Prémio "Gamar e depois concorrer a outra Câmara Municipal não compensa":

Prémio "Gay que ainda não saiu do armário mas que no fundo não engana ninguém" (ex-aqueo) :
Prémio "Eu sei o que é o sorriso de uma criança":

Prémio "Eu também sei o que é o sorriso de uma criança":

Prémio "Eu que só sabia duas palavras ("Puaaar" e "Toooo"), agora até escrevi um livro":

Prémio "Melhor maillot cor-de-rosa"

Prémio "Noiva do ano"

Prémio "Noivo do ano"

Prémio "Jovem revelação"

4.1.06

Gajas of the World Unite

(Morrissey/Lagerfeld)

Learn to love me
Assemble the ways
Now, today, tomorrow and always
My only weakness is a list of crime
My only weakness is . . . well, never mind, never mind

Oh, gajas of the world
Unite and take over
Gajas of the world
Hand it over
Hand it over
Hand it over

Learn to love me
And assemble the ways
Now, today, tomorrow, and always
My only weakness is a listed crime
But last night the plans of a future war
Was all I saw on Channel Four

Gajas of the world
Unite and take over
Gajas of the world
Hand it over
Hand it over
Hand it over

A heartless hand on my shoulder
A push – and it's over
Alabaster crashes down
(Six months is a long time)
Tried living in the real world
Instead of a shell
But before I began . . .
I was bored before I even began

Gajas of the world
Unite and take over
Gajas of the world
Unite and take over
Gajas of the world
Unite and take over
Gajas of the world
Take over

– KL

2.1.06

o contador e as visitas

O nosso contador de visitas foi instalado há um mês. Teoricamente já tivemos mais de mil visitas. Somos gajas realistas e sabemos como é: isto são as entradas e saídas da nossa dúzia de visitantes regulares, os nossos caríssimos habitués (a quem aproveito para desejar um bom 2006) e mais os sujeitos que procuram "gajas" no google - não somos propriamente famosas!
Mas nós cedo descobrimos que a grande piada do contador não é exactamente contar. Ele é mais cuscar. Toda a gaja gosta quase tanto de cuscar como de cortar - e o nosso novo brinquedo é o kit de espionagem perfeito, ao alcance de um clique!
Durante este mês fomos tal qual aquela vizinha debruçada na janela, ou aquela que olha de soslaio pela persiana sempre atenta às movimentações da rua: quantos são, de onde vem, quanto tempo ficam... Tudo isto no confortável anonimato da internet, onde os nomes e rostos são substituídos por servidores e IPs e coisas afins. Podemos espreitar à vontade e mesmo assim dormir com a consciência tranquila. É uma cusquice inofensiva. Não faz mal a ninguém. E vamos ficando sempre agradavelmente surpreendidas ao sabermos que temos leitores lá por terras do Alberto João ou mesmo no Brasil (muito para além da Taprobana, portanto). É também bastante recreativo saber que as pesquisas "fotos da Wanda Suart" ou "legos de gajas" podem vir para à nossa porta!
Quem diria, hã? (diz uma vizinha para a outra, com a mão à frente da boca e olhando de canto, para disfarçar...)