8.6.07

(anti) globalização

Cimeira do G8. Lá se juntam os líderes dos países mais ricos, para debater o futuro do mundo, comer canapés de caviar e tirar o retrato de família. E a cada cimeira há sempre, para estragar a festa sem mácula, os manifestantes anti-globalização.
Mérito seja dado a estes jovens – desde já manifestam-se, o que não pode ser mau. Mas irritam-me. Vejo-lhes certas incoerências. É que não há nada mais globalizado que um manifestante anti-globalização. São todos iguais, como seita que implique o uso de uniforme: o mesmo penteadinho freak, as rastas, o blusão militar, lenço Arafat, malabares e cães pulguentos. Globalizadinhos, passadinhos a papel químico, podem ser encontrados em qualquer sítio: em Berlim, em Paris, Amesterdão ou à porta do Piolho.
Quando se manifestarem com uma capa de burel, vestidos à sevilhana, tamancos holandeses ou calções tiroleses, eu - fica aqui prometido - pego no meu lenço de lavradeira minhota e vou manifestar-me também. Que vontade de gritar contra o Bush é coisinha que não me falta!

6 comentários:

Anónimo disse...

Ai gaja, ate eu que sou tao pouco dada a coisas com impacte social acho que seria uma ideia bem lindona. Organize la uma dessas e eu vou la para tirar umas fotos... E prometo, usarei as minhas sete saias...

A facadas

Unknown disse...

o esforço para descombinar a roupa é tal que acabam sempre por ficar iguais, não compreendes??

ainda conseguem ser piores que as meninas pitas que andam todas iguais; pelo mesno essas querem estar bonitas (apesar de falharem); esse perdem uma hora diária para ficar mal vestidos.

mas acho qu ainda assim têm razão... antes um exército de "esquerdinhas" que um bush!

rps disse...

Eu não tenho nada contra manifestações, mas ser anti-globalização parece-me que é como ser contra o por-do-sol ou contra a lua ou contra o mar...

extravaganza disse...

Meninas (e menino, ao que consta...) vão-me desculpar mas esta era uma escolha incontornável...

gaja disse...

Agradecemos profundamente... Mas nós nem temos andado por cá ultimamente; seremos merecedoras da honra?

extravaganza disse...

Completamente!

:)