16.11.07

Probabilidades

Ultimamente ando a dedicar-me ao estudo (ou à recapitulação) de tudo o que tem a ver com probabilidades. Por um lado, dou por mim a pensar muito no papel do acaso. Por oposição às pessoas que dizem que tudo acontece por uma razão, eu acho que tudo acontece porque calhou. Sou uma acasista, por assim dizer.
Para além disso, tenho tomado ainda mais consciência de que as coincidências e acontecimentos estranhos têm sempre explicação científica. Até os resultados mais improváveis podem acontecer se repetirmos a experiência um número suficiente de vezes.
Eu passo a exemplificar: desde que estou nos states, basicamente só paro de ouvir música para 1) dormir; 2) ir à casa de banho; 3) falar com a família no skype; 4) reunir com o chefe. Estas actividades, juntas, ocupam uma porção insignificante do meu dia. Logo, tenho repetido a experiência "ouvir música" muitas, muitas vezes. E por isso não estranhei quando no outro dia liguei o iPod no momento em que me preparava para começar a minha corrida matinal e me sai a música "I Better Run" dos Rosebuds, ou quando passei uma viagem de autocarro inteira a tentar apertar um teimoso botão ao som da "The Hardest Button to Button" dos White Stripes...

5 comentários:

rps disse...

Eu também soi acasista. Acho que nas nossas vidas e mesmo na História o acaso é o factor mais importante.

hedgy_the disse...

eu acho que é a seleção natural.......mas que por sua vez actua ao acaso

gaja disse...

Ai, que eu estava mesmo à espera desse comentário!
Bem, para falar a verdade, não estava à espera desse propriamente dito, mas de algo ainda mais radical, do género: mas então és uma neutralista assumida, é isso?

A resposta é não.
Não desfazendo da selecção natural (que existe), acredito que, na sua essência, esta também pode ser vista como fruto do acaso. Nada evoluiu para ser como é. Tudo evoluiu por acaso; se por acaso deu jeito, isso é outra história!

gaja disse...

Esteja atenta aos sinais, amiga gaja! O Grande Arquitecto parece estar a utilizar o seu iPOD como instrumento de Sua vontade, para lhe demonstrar - por A mais B - que nada acontece por acaso!

p.s. é bonito saber que o choque tecnológico já chegou ao círculo das entidades divinas!

The one you know disse...

Isso é obra do demónio! Ide já rezar 3 pais nossos e 5 avés-marias senão ides arder nas chamas do Inferno!