23.4.07

Diario de uma "camone"



Caras gajas:

A mente de uma gaja isolada do seu pais e cultura e uma tremenda caixa de surpresas. Como sabem a mana facadas esta a viver algures no deserto na fronteira dos EUA e Mexico. As diferencas culturais como sabem, ou pensam que sabem, ou imaginam, sao inumeras. Poderiamos ir por este caminho e escrever uma posta enorme que nao levaria a lado nenhum, mas nao vamos fazer isso. O objectivo desta posta e mostrar o quao estranho o coracao humano e, e o quanto este nos pode surpreender.
Sabado de manha estava a conduzir a minha Nissan pick-up verde fluorescente (que coisa tao americana) em direccao a reserva india que fica mais ou menos a uns 10 km da cidade onde vivo. Todos os meses faco esta viagem para ir comprar o meu abastecimento mensal de cigarros. Isto porque, neste pais, um maco de tabaco custa pelo menos uns 5 USD (aprox. 4 Euros), e na reserva india custa cerca de 3 USD. As razoes para esta discrepancia sao, mais uma vez, mais que muitas, mas isso fica para outro dia. O interessante e que ja em plena reserva india vi um sinal escrito a mao numa cartolina a dizer:

Our Lady of Fatima
Mexican Fiesta
April 21 & 22


Todas nos sabemos que sou uma gaja "catolica apostolica romana", mas seguramente todas as vezes que fui a Fatima fui "arrasatada" pela minha mae. No entanto, estando aqui, nao sei porque, veio-me uma nostalgia e alegria enorme a ver este singelo cartaz escrito a mao a anunciar a Mexican Fiesta da Nossa Senhora de Fatima. E mais com a nostalgia veio uma vontade enorme de ir a dita fiesta. Mas de boas intencoes esta o inferno cheio e... bem, como e obvio o episodio termina aqui.

A facadas

P.s.: Ja agora parece-me que a festa tera sido mudada do dia 13 de Maio para 21 de Abril, porque a 13 de Maio nao e possivel ter Mexican fiestas ao ar livre em pleno dia porque o calor e mais do que muito...

4 comentários:

Taxi Driver disse...

Nao vais perder esta oportunidade de matar saudades do nosso Portugal, vais? Nem que seja com mexicanos, lol! Afinal, Fátima é sempre Fátima!

rps disse...

Eu não perderia "Fátima" no México. Miss Facadas deveria ter ido para, depois, fazer um post muito mais completo e interessante.

já bai disse...

À falta da reportagem, só nos resta imaginar como seria isso duma fiesta mexicana da nossa senhora de Fátima. Uma convenção de mexicanos disfarçados de pastorinhos, ou mesmo da própria Senhora, como os fãs do Elvis ou da I Love Lucy? Uma wild party com gente a abanar o esqueleto ao som de música sacra tocada por mariachis?

Se ainda aí estiveres para o ano, essa vez não podes perder! Manda a gente enviados especiais para isto... ;p

gaja disse...

Oh Mana, foi uma peninha não ter ido...