11.7.06

O aveirense mais famoso

No passado domingo, vi na televisão uma reportagem sobre o concelho de Cinfães, em que, a certa altura, mencionaram o cinfanense mais conhecido de todos os tempos, Serpa Pinto.
Tomada pelo ímpeto regionalista de que sofro ocasionalmente, decidi dedicar-me ao exercício de escolher o aveirense mais famoso. Foi difícil chegar a uma conclusão. Muitos dos nomes que me ocorreram apenas são famosos na própria cidade. Por exemplo, qualquer filho da terra reconhecerá o nome do republicano José Estêvão, do anti-fascista e escritor Mário Sacramento ou mesmo do Atita, a popular figura que ensinou metade da população de Aveiro a nadar, ali mesmo num braço da ria. Mas a verdade é que, por mais famosas que sejam entre os habitantes da cidade dos moliceiros, estas personalidades são ilustres desconhecidos para o resto do país.
Lembrei-me também de aveirenses emprestados, pessoas que, já em idade adulta, desenvolveram uma ligação especial à terra. Para além da princesa Santa Joana, a padroeira da cidade, o mais famoso desta categoria é, sem dúvida, Paulo Portas, que decidiu inventar uma ligação a Aveiro (chegou ao cúmulo de se tornar sócio do Beira-Mar, vejam lá) para conservar o distrito como o último reduto do CDS/PP. Obviamente, estes também não contam.
Já me estava a ver a desafiar-vos, amigas gajas, a apresentarem um conterrâneo de que se pudessem orgulhar tanto como eu do Zeca Afonso ou do Fernando Pessa. No entanto, a minha consciência obrigou-me a excluí-los. A verdade é que ambos saíram de lá em tenra idade, basicamente para não mais voltar, sem criarem grandes laços à terra. Certamente nem se lembravam de lá ter vivido. E enfim, se o critério fosse apenas a naturalidade, então eu própria, que tive a maldita sorte de ir nascer a Coimbra, não era aveirense, o que é um insulto! Em minha opinião, para se ser de Aveiro é preciso ter crescido na cidade, ter sido educado por ela.
Reduzidas as possibilidades, detive-me um pouco a pensar em Paulo Pedroso, mas achei que este político já gozou de toda a dose de fama que algum dia conhecerá e que dificilmente voltará à ribalta…
Já estava em desespero de causa (onde é que já se viu, Cinfães ter gerado uma pessoa famosa e Aveiro não?), quando se fez luz… e que terrível luz! Senhoras e senhores, apresento-vos o aveirense mais famoso, pelo menos o mais famoso de que me consegui lembrar…


Por favor, cibernautas aveirenses (e não só!) que venham cá parar, alguém se lembra de outra personalidade que destrone este senhor, que nem uma tinta para o cabelo em condições sabe escolher?

27 comentários:

gaja disse...

"Tomada pelo ímpeto regionalista de que sofro ocasionalmente".
Eh eh eh!! Ocasionalmente...Como eu, também. Só muito ocasionalmente, ou raramente até, é que me dá para o regionalismo. Regionalismo mais "ocasional" que o seu, só memo o da nossa cara gaja X.

gaja disse...

Infelizmente, o meu exercício para descobrir qual o vianense mais conhecido também não foi muito feliz. Temos o Tiago, o jogador da selecção e... o Quim Barreiros!

gaja disse...

É isso! Desafio toda a gente que por aqui passe a enunciar o seu conterrâneo mais famoso!

gaja disse...

Se eu por acaso não soubesse que as bolas que tornam o Natário famoso são as de berlim, se calhar iria achar estranho o comentário anterior...

rps disse...

Realmente, o panorama é desolador. A riqueza da terra está, certamente, na gente anónima, como a Gaja aveirense.

Há um Prémio Nobel em Aveiro, mas é em Aveiro-distrido, não em Aveiro-cidade...

E, já agora, desculpem-me a ignorância: quem é Lourenço Peixinho? Quase tudo,em Aveira, fica na Avenida Lourenço Peixinho, aquela que sai da estação da CP...

gaja disse...

O Dr. Lourenço Peixinho foi um presidente da Câmara que teve mais sorte que juízo! Independentemente do bem que possa ter feito à cidade, o facto de uma das avenidas que inaugurou (hoje a artéria principal) ter ficado com o seu nome deu-lhe fama para todo o sempre!

gaja disse...

E sim, o Egas Moniz era de Avanca, concelho de Estarreja, por isso não conta.

Anónimo disse...

Ah sô dona conterrânea váparaforacádentro, do que a menina se foi lembrar!! É verdade, o Graciano "vem devagar emigrante" Saga aka Alfredo Braga aka Joselito da Bandeira é um ilustre vianense!!

Uma dúvida? Quem é o Baratas? E a D. Esperancinha é a famosa Picolina, não é?? Realmente, há por aqui muita matéria compotencial cinematográfico, há...

Entretanto também me lembrei que a Olga Roriz é de Viana.

António Conceição disse...

Eu não sou de Aveiro, nem sequer emprestado, mas julgo que isso não me impedirá de participar neste concurso de ideias.
Lembrei-me de Franscisco Manuel Homem-Cristo, cuja biografia breve pode ser lida aqui: http://aveirana.doc.ua.pt/fmhcristo.htm

gaja disse...

Eu omiti o Homem-Cristo não por desconhecimento (como andei no liceu que tem o nome do senhor tive de estudar a biografia do patrono da escola) mas sim por achar que seria ainda mais desconhecido do que o José Estêvão (que por acaso é o nome do outro liceu)...

Anónimo disse...

então cuméquéisto?!! a menina gaja manca tem a sorte, a felicidade de nascer na may bela cidade, do mundo em particular e do país em geral, na lusa atenas, na cidade do mondego e dos poetas, onde a may linda história de amor se escreveu, e tudo e tudo, e desdenha!!!?! depois queixe-se de tropeçar e ficar aleijadinha... a rainha santa vê tudo!! éssequessa!

a sempre vossa anónima

ps: gente famosa nascida na cidade ou simplesmente apaixonados por ela depois de lá viverem... pfff, é só escolher! podeis começar pelo mestre paredes. ou o quase-não-fosse-ter-morrido-antes-de-o-proporem-à-academia torga. ou mesmo ouvir com atençao as "balados de coimbra" do zeca afonso ;)

Anónimo disse...

quase-NOBEL (escapou-se-me!)-...

Sardanisca disse...

Desculpem lá,mas o Carlos Candal não é de Aveiro?
Sim,aquele fala barato de voz tonitruante e charuto entre os dedos que tem o condão de dizer quase exclusivamente barbaridades?

António Conceição disse...

Se valer o distrio, para além da cidade propriamente dita, temos ainda a considerar José Soares Santa, “Camarão”.

gaja disse...

Sim, também me lembrei do Carlos Candal, o autor do "Manifesto Anti-Portas em português suave", em que basicamente acusa o Paulinho de atracar de popa (coisa que nós nunca fizemos neste blog, não!) mas mais uma vez pensei que era um desconhecido... Afinal as pessoas de Aveiro são mais famosas do que eu julgo!

E olhe, menina anónima, a Santa Isabel não me assusta porque tenho a Santa Joana e o São Gonçalinho, ambos os dois, a olharem por mim. Provavelmente a sua protecção é como o roaming, só funciona em certos países, e na Polónia estava certamente desligada.

gaja disse...

Devo confessar que nunca ouvi falar do Camarão... Mas se valer o distrito podemos também referir o Manuel Alegre, assim de repente. Mas não queria ir por aí...

António Conceição disse...

Sobre Santa camarão, veja por exemplo aqui:
http://www.ovarvirtual.com/versao2/stacamarao.asp?stacamarao=boxe

Faz bem em não alargar a coisa ao distrito. Senão, nem a modéstia me impediria de nomear os pais de Funes, que vivem em Águeda.

PS - Ferreira de Castro era de Ossela, Oliveira de Azeméis. E o Visconde de Seabra (autor do primeiro Código Civil Português) era de Anadia.
Não sendo de Aveiro, Eusébio da Silva Ferreira acabou a carreira de futebolista no Beira-mar.

Anónimo disse...

Como pude eu esquecer-me que o Narciso Miranda nasceu nas margens verdejantes do Lima, em Barroselas, Viana do Catelo!

animus disse...

mais valia estares quieta com o exercício (lol)

Anónimo disse...

Ó gaja surda??! O Frei Bartolomeu dos Mártires é de Viana ou não??? Agora fiquei na dúvida.. Mas que é ilustre é... Olha que ele não perdoa se dizes que não é...
Só não sei se é de cá ou emprestado...

gaja disse...

Olá pequena: desconheço a biografia do frei. parece que está escrita nuns azulejos lá em são domingos mas é em latim e a malta não percebe.

gaja disse...

Eu estou ali com o Chantilly... Quanto mais cavamos, mais nos enterramos!

Anónimo disse...

eu lembrei-me do Carlos Candal!

"O Paulo Portas não é propriamente um marialva, ou desafiava-o para um duelo"!

great!

Anónimo disse...

Tenho que dar a minha contribuição, afinal também sou de Biana! Piquenas de Biana, ainda faltam algumas figuras ilustres. São elas...o Lalau e a Laidinha, que eram quase...macaquitos, o Máchila (ainda tenho medo dele),e, para juntar à lista pimba, nada mais nada menos que...Zé Cabra! Digam lá se a nossa terra não dá belos frutos?

Beijinhos

Porquita

Anónimo disse...

O Gilberto Madaíl não é Aveirense mas sim Ilhavense.

gaja disse...

uf! ainda bem, então!

Help Us! Animals wordwilde disse...

Adorei este Blog!!!!!! Já me fartei de rir. Esta ultima da tinta para o cabelo, está mesmo boa. parabems pelo blog, acho que vou passar a vir aqui todos os dias, rsrsrsrsr