10.5.05

Gente de Barcelona


Depois de uma viagem trans-atlântica e de passar dias a ver apartamentos com a minha amiga Sam [que consegue sempre os melhores negócios, fazendo para isso uso do seu corpo], consegui instalar-me num bem simpático, na Gran Via de Les Corts Catalanes, perto da Plaça d'Espanya.

E deixem-me dizer-vos, Barcelona é uma cidade adorável. Tem de tudo: arte, cultura, música, moda, homens giros, homens feios, homens que parecem giros, mulheres que parecem homens, mulheres que afinal são homens... enfim, uma macedónia de gente mais ou menos interessante que poderia eventualmente tornar-se no nosso melhor amigo.

Mas não... os catalães não são desses que fazem amigos facilmente. São consideradas pessoas frias, que mantêm sempre uma distância equivalente ao comprimento de 2 campos de futebol quando tentamos iniciar uma conversa. Os próprios guias turísticos o dizem: não espere ser recebido de braços abertos em Barcelona.

Passei estas últimas semanas a tentar descobrir por que é que as coisas são como são. Será que o problema é mesmo desta gente? Será que o problema é meu? Será que há um truque para derreter os corações dos catalães?

Facto nº 1: os catalães são animais gregários. Andam em grupinhos e dificilmente deixam alguém "de fora" fazer parte deles.

Facto nº 2: os catalães pensam que a lingua oficial de Espanha é a sua, e por vezes esquecem-se que nem todos são obrigados a sabê-la. Isto traz dificuldades quando tentamos obter alguma informação e nos respondem num idioma estranho.

Facto nº 3: as pessoas não são simpáticas por natureza. Se vais na rua atrapalhado com 5 malas a tentar descer as escadas do metro, não esperes obter ajuda.

Facto nº 4: toda a gente que conheci aqui [que não é muita] é de fora da Catalunha: Valência, Zaragoza, Madrid, Murcia, Santiago de Compostela, Gijón.

Depois de lerem este texto poderão pensar "Então por que raio é Barcelona uma cidade adorável?"

Porque sim. E a única maneira de descobrir é vivendo cá uns tempos. E depois garanto que vai ser dificil regressar e impossível não ter saudades.

Carrie Bradshaw
[em Barcelona]

3 comentários:

gaja disse...

Menina Carrie, que prazer! Fiquei muito contente por saber que está cada vez mais perto de nós... Mas confesso que não percebo a sua motivação. Trocar New York por Barcelona? Mas isso não será um sufoco para a sua alma livre e irreprimível? Em comparação isso aí não lhe parece uma autêntica cidadezinha de província?
Enfim, por mim tudo bem, vá-se aclimatando que qualquer dia, quando cá vier, já nem estranha! E a que se dedica por aí? Para quando um "Sexe a la Ciutat"?

(ai que bem que eu falo catalão, era só para mostrar o quão poliglota eu sou)

gaja disse...

Querida Carrie... deixe-me admitir que já tinha saudades suas. Reparo que mantém uma relação de amor/ódio com Barcelona. Mas, ao contrário da outra gaja, estranha-me que não se tenha mudado para a Europa mais cedo. Paris, Berlim, Barcelona... Conte-me lá, assim de gaja para gaja, aqui na Europa temos muito mais estilo, não temos??

gaja disse...

realmente fiquei um reticente em vir para barcelona... eu que estou habituada a grandes cidades [NY é A cidade].

mas acho que é sempre bom mudar de ares por uns tempos, e sinceramente estava um pouco farta da "american way of life".

continuarei a minha pesquisa sobre os hábitos [sexuais] dos catalães e prometo escrever mais num futuro próximo.

beijos
Carrie