2.3.07

um salto mais alto

Queridas gajas, queridos(as) amigos(as)

Hoje vou falar-vos de sapatos de tacão. Tacones lejanos, como diria o outro. Pois parece que começa a estar na moda ver rapazes com este tipo de calçado. E não falo daqueles que se vestem de Mérilin Monroi para cantar os parabéns aos amigos, saindo de uma gigante Torta de Noz. Refiro-me a gente que no seu dia-a-dia até pode passar meio despercebida, com o seu outfit simples, roupinha barata, talvez até comprada na Humana (ai que isto hoje é só publicidade). E de repente, puff! Venha daí o tacão e cá vamos nós.

Sempre achei, mesmo sendo gaja, um grande incoveniente usar salto alto. Claro, pode ter as suas vantagens se queremos livrar-nos do namorado da nossa melhor amiga (todas nós vimos Jovem Procura Companheira). Mas não sou nenhuma bailarina para ter de andar em bicos dos pés. Também me assusta descer a Av. dos Aliados (assustava, porque agora aquilo é tudo betão armado) e tropeçar numa pedra da calçada. O equilíbrio necessário para fazer boa figura é enorme, e já todas sabemos como gosto de beber um ou dois copos de vez em quando. Ou seja, tacões para mim, jamé salomé, como diria a outra.

Mas e agora? Vai uma gaja tranquila a uma petite soirée com o seu téne Gola e vê um GAJO de salto agulha Prada??? Minhas amigas... não pode ser. Não podemos deixar que o nosso mundo continue a ser tomado por gajos. Eles já usam cremes anti-rugas, eles já usam cachecóis de tecido fino e côr lilás (vulgo, Gigis), eles já fazem depilação a laser e liftings, eles até já vão aos concertos dos D'zrt e sabem as letras da Floribella. Não podemos deixar que nos tirem a única coisa que julgávamos ser realmente nossa: os preciosos tacões.

Por isso um apelo: vão já a correr à Bata ou à H&M comprar uns sapatinhos de salto alto, nem que sejam baratinhos. Só para mostrar que, apesar de tudo, podemos ser mais altas!

Com amor
FriFri

8 comentários:

gaja disse...

Aqui no mundo das gajas mancas e entrevadas, essa moda nunca vingará, jovem FriFri!

Aproveito para enviar beijos à/ao responsável pelo regresso da bela da sabrina às luzes da ribalta... As aleijadas do mundo agradecem.

Yolanda disse...

Yo tengo un par de zapatos de tacón...te acompaño a comprarte unos y quedamos todas para pisar a los "gajos" =P

ASPHALTO disse...

Como poderia ter dito La Nancy:

Los Tacones aregona uolc olóberiu.

gaja disse...

A única vez na minha vida em que usei tacones lejanos - e eram mesmo assim porque foi em Espanha - estava a fazer de conta que era um homem disfarçado de mulher.
A espanhola que mos emprestou - ficou escandalizada por eu não ter um único par... Como se fosse um atentado à minha feminilidade!

gaja disse...

FriFri, estou curiosa. Como era o resto do outfit desses gajos que andam de saltos altos? É que é importantíssimo - se me disser que andava de camisa aberta a mostrar o peito farfalhudo é uma coisa; se me disser que eram assim uma espécie de Zezinhos Castelo-Branco é outra!

Por momentos pensei que pudesse ser uma questão de altura - mas então voltariam a estar na moda as socas com tacão dos anos 70 (aquelas que se usavam ao mesmo tempo que se esticava o bracito no ar ao som dos bee-gees) e não saltos agulha potencialemnte homicidas... Confesso que não entendo.

Pensei que evoluiríamos em direcção à simplicidade e conforto, democratizando aquilo que sempre foi privilégio dos homens (calças, ténis, boxers, pêlos nas pernas). Em vez disso, os homens fazem cada vez mais sacrifícios pela estética. Se é isso que querem, força - já agora, experimentem também o soutien e o espartilho!

gaja disse...

Cara gaja,

Compreendo as suas duvidas, mas nao se esqueca que ha basicamente tres forcas muito importantes que influenciam o processo evolutivo. Drift (nao faco ideia como traduzir esta, mas sera algo como o acaso, de qualquer forma nao importa porque a nossa especie seguramente hoje em dia nao sofre os seus efeitos), seleccao natural (que provavelmente levaria a um futuro como o que descreve) e seleccao sexual (e essa minha amiga, parece conduzir a futuros muito muito estranhos).

Gajas,

Serao os killer tacones o ridiculo futuro a que nos conduziu a seleccao sexual? E realmente o sexo que dita o nosso futuro?

A facadas

gaja disse...

Não sabe como traduzir drift????
Um termo que aprendeu ainda no secundário, e certamente em português? Deriva, menina, deriva! O exílio está a fazer-lhe mal... Saberá dizer o seu nome sem sotaque, da próxima vez que cá vier? Ou irá começar a acabar as frases com "you know", como a Nelly Furtado quando fala português?

Anónimo disse...

Ate parece que e a primeira time que rtorno a Portugal! Nao sabem ja que desconheco metade das palavras em Portugues? Estou perdida! Totally lost in translation!

XO
A Facadas (i.e. naifas!)