21.10.09

Só para que fique registado II

Desculpem-me a indignação, mas em que raio de país é que vivemos?

1. O Saramago tem todo o direito de ter uma opinião e a de a dizer, seja ela qual for!
2. A igreja católica também tem todo o direito de a contestar e de responder ao que considera uma ofensa.

Não podíamos ficar por aqui? Vivemos ou não num país onde existe liberdade de expressão? Por que é que é assim tão estranho que as pessoas dela usufruam? Por que é que é suposto podermos manifestar algumas opiniões livremente e outras não? Por que é que se tem muito mais medo de ferir susceptibilidades quando estas se referem a religião? Por que é que se apelida de "ofensa inaceitável" uma crítica, por mais pequena que seja, a crença religiosa de alguém mas, à luz da liberdade de expressão, se toleram graves insultos sobre outros quaisquer atributos? Por que é que uma opinião sobre religião é uma falta de respeito e uma opinião sobre outra coisa qualquer é só uma opinião?
Onde estavam todas estas pessoas indignadas quando, ainda agora, na campanha eleitoral, foram ditas tantas coisas profundamente escabrosas e desrespeitosas? Assistimos diariamente a todo o tipo - uma parafernalia constante - de faltas de respeito. Todos os dias criticamos o Governo, os partidos, outros países. Onde estão as vozes defensoras da honra dessas instituições? O que é que a igreja tem para achar que esta acima de qualquer crítica? O que é que os portugueses tem para concordar com isto?

Deixemo-nos de hipocrisias, sim?

4 comentários:

gaja disse...

Comentários do Vasco Pulido Valente a propósito desta matéria podem ser lidos aqui:

http://jornal.publico.clix.pt/noticia/23-10-2009/uma-farsa-18072781.htm#

Ao senhor Pulido Valente é permitido dizer toda a espécie de palhaçada, todas as semanas. E ninguém se escandaliza! Não percebo!

Anónimo disse...

Já agora porque podem as religiões ofender como lhes dá na real gana, quem julgam pecaminoso ou eréctico?

Redondo Estetica disse...

Tienes toda la razon, no puede exitir libertad de expresion solo para quien a nosotros nos convenga.

otromas disse...

Totalmente de acuerdo contigo