27.4.08

Os meninos à volta da TV

Hoje vou abdicar do meu anonimato. Vou deixar de ser simplesmente uma gaja para passar a ser uma gaja com um nome. Foi uma decisão difícil, mas queria muito escrever esta posta e não o podia fazer sem esta revelação. Por isso, blogosfera amiga, olá, eu sou a Catarina.
Partilho este nome com muita gente da minha geração, e há uma boa razão para isso: muitas de nós, pelo lado feminino, tal como muitos dos Vascos, pelo lado masculino, são filhas de pais que quiseram assim homenagear o espírito revolucionário da altura. E, tal como o fizeram com esse gesto simbólico, os nossos pais também se esforçaram por não deixar que a Revolução, a sua história e o seu significado caíssem no esquecimento. Tal como muitas Catarinas e Vascos nascidos nos anos 70, eu cresci a ouvir falar do 25 de Abril.

Foi por isso que, andava eu na primeira classe, quando a professora fez a pergunta “Alguém sabe o que foi o 25 de Abril?”, dois meninos puseram prontamente o dedo no ar: eu, que apesar de tudo não consegui mais do que a resposta poética “Foi o dia da Liberdade!”; e o Vasco, que do alto dos seus seis anos gritou “Foi o dia em que os fascistas se foram embora!”. Apesar das desigualdades que pudesse haver à partida, no fim desse dia já todos os meninos da sala sabiam responder à pergunta. Nessa altura, apenas onze anos passados sobre o 25 de Abril, a sua razão de ser ainda estava bem presente no espírito das pessoas, e fazia-se questão que as crianças soubessem “o que custou a Liberdade”.

Hoje tudo é diferente. É certo que ainda vai havendo algumas Catarinas, se bem que agora inspiradas pela Furtado. Para elas, assim como para as Vanessas, Brunas e Cátias, o 25 de Abril é dia de festa simplesmente porque é feriado e não vão à escola. Os pais não ensinam, a escola não ensina, e os Morangos com Açúcar – a referência educativa dos jovens de hoje – também não.

A minha indignação pelo desconhecimento geral em relação à Revolução dos Cravos não tem a ver com sentimentalismos. E, sobretudo, vai para além da questão da (falta de) educação académica. Eu acho mesmo que os valores de Abril fazem falta. Correndo o risco de parecer “cassete”, acredito que ninguém pode dar valor à Democracia se não estiver consciente da sua fragilidade. Provavelmente, os jovens de hoje não vêem problema nenhum em que os seus professores sejam despedidos por dizer mal do governo. Que nos transformemos num país de ignorantes é uma ideia à qual me poderia acostumar; agora que vivamos num país de idiotas, isso não.

7 comentários:

gaja disse...

Nunca nada de tão importante tinha sido escrito neste blog.

gaja disse...

Oh gaja, eu nasci no mesmo ano que tu, mas nao me chamo nem Catarina nem Vasco. Se calhar porque nao nasci numa casa em que se falasse do 25 de Abril a torto e a direito. E se se falava era por dois motivos: porque a minha mae ainda se lembrava de enviar a minha irma para a aldeia por uns dias com medo que as coisas ficassem feias, ou porque o meu pai nao votava desde ha muito tempo (depois de ter sido um idealista comunista nos anos que se seguiram a revolucao tornou-se um descrente/cinico nao muito depois). Assim sendo, e desculpem a minha ignorancia, de onde vem essa relacao entre as Catarinas e os Vascos e o 25 de Abril?

A facadas

Anónimo disse...

Balhame nosso senhor Lenine!
Facadas, os Vascos homenageiam aquele seu homónimo, o da "força,força companheiro Vasco (Gonçalves), nós seremos a muralha d'aço!" e as Catarinas são homenagens à homónima de apelido Eufémia.
Esclarecida?
Beijocas!
P

gaja disse...

Prontos continuo super nao esclarecida, mas esta bem.... pode ser que a wikipedia me ajude... que ignorante que sou... se calhar devia ter passado mais tempo a ler livros de historia do que a olhar pela janela para ver os gajos a jogar a bola!

A ignorante facadas!

Anónimo disse...

"Hoje somos muitos, amanhã seremos muitos mais"

Miguel Estevez Cardoso - Estamos perto dos 300 visitantes, Bocage.

Bocage - Pois é. E são só dois dias. Havia aí muita malta "contra as gajas" que não se revelava.

26 de Abril, o dia que virou o Mundo.

Vem a http://associacaocontraasgajas.blogspot.com/ e colabora.

Woman Once a Bird disse...

Muito bom texto.

gaja disse...

ai que emoção!
por duas coisas, primeiro ver uma posta dedicada também ao meu nome, e por ver um comentário do miguelinho... será mesmo ele?

tenho andado muito ausente mas prometo que faço um post em breve

da vossa
FriFri