24.11.08

Adios, Addieu, Auf Wiedersehen, Goodbye

“Isto dava uma posta” era uma frase recorrente na minha cabeça. Ainda é. O mundo, graças a deus, continua um imenso proporcionador de material cortável. Todos os dias. Basta ligar a televisão, ouvir o rádio, andar de transportes, ir a uma repartição pública ou simplesmente andar na rua. A idiotice não está em extinção, continua por aí, de rédea solta. Eu é que perdi a vontade de escrever sobre ela. Depois de pensar para com os meus botões "Isto dava uma posta", é raro o dia em que tento escrevê-la, mais raro ainda o dia em que a posto realmente.

Assim sendo, resolvi terminar aqui com o assunto, tirar o penso-rápido de uma só vez, ”eutanasiar” a Gaja Mouca, deferir-lhe o misericordioso último golpe. Continuarei gaja e continuarei surda - claro está! que isto não são coisas que uma pessoa possa escolher – mas deixarei de o ser sobre este fundo cor-de-rosa. A partir de agora serei só a Luísa, cortanto apenas no salão dos Caldeireiros ou em qualquer tasco circundante, sempre que as minhas pessoas favoritas aparecerem para partilhar uma garrafa de tinto.

Foi um prazer!

Beijos

7.11.08

change is really coming

Gajas,

A gaja portuguesa que neste momento vive nos EUA e que em breve vai viver para o Canadá, é uma céptica em relação a todo o entusiasmo à volta da eleição do Barack Obama. Eu sei que o mundo inteiro tem andado com a passarinha aos pulos por causa disto, mas eu não. Parte do problema é que eu era gaja para estar mais excitada com a Hillary Clinton (se bem que o Obama seja bem mais sexy, já repararam no tamanho do rabo dele?)... Mas posto isso de parte, a mim os concensos "fazem-me espécie". E parace haver por todo o m undo um concenso que o Obama vai ser quase um novo messias... Seja como for, apenas três dias depois dele ser eleito começo finalmente a dar razão ao mundo. Hoje, nas notícias li que no website onde se anunciam os "jobs" disponíveis no seu governo, se diz que: o governo do Obama e Biden, não discriminará ninguém com base em sexo, religião etc... (como é costume e de lei), mas diz também ) e isto é inédito, que não discriminará com base em identidade de género e orientação sexual!

Obama Administration to Change Hiring Policies

The transition Web site for President-elect Barack Obama says the new administration will not discriminate based on sexual orientation or gender identity.

That's a change from previous federal hiring policies.

Some categories in the statement are already in nondiscrimination laws: race, and religion, and disability, for example.

But the list also includes sexual orientation and gender identity.

Employment lawyer Daniel Schwartz says gender identity nondiscrimination has never been part of federal hiring policies before.

"For people that were waiting until inauguration day for change to happen, change is already here," Schwartz says. "It started with their transition Web site, and there's no more visible way on that than, hey, look, for the people we're hiring for our new administration we're not going to discriminate based on gender identity."

The platform includes changing nondiscrimination laws to include gays, lesbians, and transgendered people.

NPR news website

Isto sim, isto é mudança em que se pode acreditar!

A facadas

24.10.08

Gril Talk


Gajas,

Ontem fui ver um concerto de uma banda completamente estúpida mas que é extremamente dançável. Chamam-se Girl Talk e eu não sabia para o que ia. Quando cheguei com o Tom ao concerto, estava uma fila enorme para comprar bilhetes e as meninas todas estavam aos gritos a dizer que o concerto estava esgotado. A sério nunca vi tantas gajas de 18 aos 22 juntas na minha vida... ou melhor, nunca as observei, provavelmente a última vez que estive no meio de tantas não as vi porque eu era uma delas. Mas ontem foi estranho, foi como ver um filme, e um que não era nada bom. They all look, dress and act like sluts! Isto era o que o Tom dizia. (A foto não é do concerto de ontem, as roupas ontem eram bem mais slutty e bem mais American Apparel, if you know what I mean)
Mas o concerto foi uma experiência única. Todas aquelas imagens que temos de concertos que são completamente loucos, foi isso que presenceei ontem. Em primeiro lugar, as portas que davam acesso ao palco estavam abertas. Assim sendo o palco estava inundado de gente a dançar, beber e a making out (como diriam os americanos), a transar (como diriam os brasileiros), a curtir (como diriam os tugas)!
Em segundo lugar houve crowd surfing o tempo todo, não só o público o fazia, mas também o tipo da banda.

Enfim, num país com regras para tudo, num país que é uma farsa em muitos muitos aspectos, é bom ver que pelo menos os alunos da universidade ainda vivem o espírito de rebeldia que gajas como eu pensavam estar perdido do mundo e especialmente dos EUA. Bem sei que isto lhes passa, e que em breve todas as gajas serão stay at home moms e os gajos republicanos gananciosos, mas por uns breves anos vivem a imagem que eu tinha na minha cabeça de drugs and sex and rock n roll!

A facadas
PS: Girl Talk seria o nome do nosso blogue se fossemos americanas!

22.10.08

1000 recordings to hear before you die

Um livro e uma lista fabulosa. Portugueses na lista:
O espirito da paz: Madredeus
A Arte de Amalia: Amalia Rodrigues
Brasileiros sao mais que muitos. O que e estranho e ver as escolhas que eles fazem, por exemplo, PJHarvey esta la, mas com o Stories e nao com um dos "inacreditavelmente fabulosos" tres primeiros albuns!

A facadas

PS: Espanha tem apenas um disco! Viva Portugal!

17.10.08

Vancouver, BC, Canada


E agora Vancouver... Bem, isto sim, isto é uma cidade que me enche as medidas. Este é o meu terceiro dia aqui e estou a adorar o sítio. As ruas são limpas, cheias de pequenas lojas, árvores e gente a andar de um lado para o outro o tempo inteiro. No mercado, Granville island market, encontrei paté de coelho, presunto de Portugal e chouriça de colorau!!! Na primeira liquor store onde entrei havia uma secção de vinhos portugueses... Os preços não são nada convidativos, afinal de contas um vinho de Portugal que em Tucson custaria $6, aqui custa $18. Mas enfim a qualidade de vida paga-se bem!

Acho que estou decidida amigas, vou emigrar para o Canadá, casar e ter muitos filhos! Bem, filhos não, mas tudo o resto sim!

A facadas!

10.10.08

Seattle

A facadas acaba de chegar a Seattle para uma entrevista. A ver se é desta que arranjo emprego...
Saí de Tucson às 5 da tarde. Isto tudo muito a correr porque às quatro da tarde decidi que tinha de fazer o Tom aturar a minha apresentação. Claro que com isso me esqueci de trazer um casaco e a temperatura prevista para aqui é de 7 a 14 ºC!!!
Enfim chego ao quarto de hotel à meia-noite e decido que preciso de comer. Vou à procura de tasco. E surpresa das surpresas, só tenho uma camisolita de merda e não me parecer estar assim tanto frio. E surpresa surpresa, os teens cá do sítio para alem de serem todos asiáticos, andam de chinelas, à meia noite com uma temperatura de 7ºC!!! Isso faz-me sentir menos mal. Encontro um tasco chinoca, como uns egg rolls e que diz a minha fortune cookie?!?!?!

You will meet someone famous!

A mim interessava-me mais que dissesse:

You will be a big hit and get a job!!!

Enfim, mando mais novidades amanhã!!!

Jocas,
A facadas

30.9.08

Diz-me o que ouves, dir-te-ei quem és...


Imagine o leitor que era americano (não se ponha a resmungar e faça lá o exercício). Imagine também que se sente incapaz de decidir entre republicanos e democratas. Que também não lhe apetece decidir baseado na cor da pele dos candidatos, na sua beleza e elegância, ou na qualidade da sua equipa.
É claro que o nosso leitor (pessoa informadíssima, culta e justa) basear-se-ia na posição do candidato faça à guerra no Iraque, ou nas suas propostas em relação ao sistema de saúde ou outra coisa assim deveras importante. No entanto, se precisasse de um critério extra, quem poderia ajuda-lo? Eu! Ou melhor, a Blender Magazine - que resolveu pedir a cada um dos candidatos à presidência norte-americana para enunciar o top 10 das suas músicas favoritas. Que, a saber, são:



John McCain's Top Ten
1. 'Dancing Queen' ABBA
2. 'Blue Bayou' Roy Orbison
3. 'Take a Chance On Me' ABBA
4. 'If We Make It Through December' Merle Haggard
5. 'As Time Goes By' Dooley Wilson
6. 'Good Vibrations' The Beach Boys
7. 'What A Wonderful World' Louis Armstrong
8. 'I've Got You Under My Skin' Frank Sinatra
9. 'Sweet Caroline' Neil Diamond
10. 'Smoke Gets In Your Eyes' The Platters

Barack Obama's Top Ten
1. 'Ready or Not' Fugees
2. 'What's Going On' Marvin Gaye
3. 'I'm On Fire' Bruce Springsteen
4. 'Gimme Shelter' Rolling Stones
5. 'Sinnerman' Nina Simone
6. 'Touch the Sky' Kanye West
7. 'You'd Be So Easy to Love' Frank Sinatra
8. 'Think' Aretha Franklin
9. 'City of Blinding Lights' U2
10. 'Yes We Can' Will.i.am

Espera McCain manter a sua credibilidade intacta depois de admitir publicamente que a sua música favorita é a “dancing queen”? E espera Obama que ninguém ache ligeiramente pretensioso ter enunciado uma música inspirada no seu próprio discurso político?
A avaliar pelo seu gosto musical, quem pensa o leitor que deve ser o novo Presidente dos Estados Unidos?

5.9.08

Radiohead live


Leiam o post que os tipos do podcast All Songs Considered da NPR (National Public Radio) fizeram sobre o concerto dos Radiohead no Santa Barbara Bowl e depois esperem até ao dia 8 de Setembro ao meio dia (oito da noite em Portugal) para poderem ouvir o concerto na íntegra.
Já há muito tempo que queria divulgar aqui o fabuloso podcast All Songs Considered e os Radiohead deram-me a desculpa perfeita para o fazer.

A facadas

23.8.08

It´s sabotage!



Minhas amigas:

Vamos fazer um pequeno exercício. Eu forneço os dados e vocês somam tudo e dão a vossa opinião. Boa? Então aqui vai:

1. No último ano e meio houve quatro acidentes na linha do Tua. Antes destes acidentes, em 120 anos de exploração, registou-se apenas um acidente mortal.

2. De acordo com autoridades no assunto, não parece haver quaisquer deficiências na infraestrutura da linha que justifiquem tantos acidentes.

3. A EDP e o governo querem construir uma grande barragem na zona mais a jusante do rio Tua, perto da foz.

4. A construção da barragem tem sido muito questionada pela opinião pública local e nacional, sendo que o principal argumento contra a construção da mesma é que esta implica o encerramento da linha do Tua, uma das mais belas linhas estreitas da Europa e uma das principais atracções turísticas da região.

Sou eu que tenho a mania da perseguição ou passa-se alguma coisa de estranho aqui?

22.8.08

Viva a dor de corno




Gajas, gajas, a facadas, todas sabemos e a desgracada e a debochada do grupo... Aquela que adora tudo o que e clubbing e divertimento, dancar toda a noite ate que o sol entre pelas janelas do Triplex e a fome obrigue a ir tomar o pequeno almoco.
Mas se calhar a facadas ja nao e a mesma, e sobre isso ja aqui escrevi. Pois hoje, hoje o que me faz saltar a passarinha e a Patsy Cline e mais do que qualquer outra musica, e este "She's got you". O que esta mulher faz e inacreditavel... Cada musica dava um filme e eu adoro isso. Por isso vamos celebrar, gajas "unite and take over". Viva a dor de corno.

" I've got your picture that you gave to me
And it's signed "with love," just like it used to be
The only thing different, the only thing new
I've got your picture, she's got you

I've got the records that we used to share
And they still sound the same as when you were here
The only thing different, the only thing new,
I've got the records, she's got you

I've got your memory, or has it got me?
I really don't know, but I know it won't let me be

I've got your class ring; that proved you cared
And it still looks the same as when you gave it dear
The only thing different, the only thing new
I've got these little things, she's got you"

E vejam o video em: http://www.youtube.com/watch?v=vpkfwtP9HrM

A facadas

31.7.08

15

E com isto este (Julho de 2008) passa a ser o quinto mes com mais postas no blogue das gajas. Isto numa altura em que so ja duas ou tres gatas pingadas o leem.
Numa altura de tanta criatividade onde estao os nossos antigos leitores. Estao todos alienados... Essa e que e essa.

A facadas

Autocarro


Gajas,

Isto com o aumento dos precos dos combustiveis e a minha estupida carripana a avariar frequentemente e uma despesa quase impossivel. Bem sei que uma gaja ate e bastante bem paga pela FCT, ave ave FCT, mas o dinheiro escoa-me pelas maos. Sem querer soar a cliche, a gaja facadas adora ir as compras...
Isto para dizer que comecei novamente a andar de autocarro. E andar de autocarro pode ser uma aventura do caracas. Tem as suas vantagens: e mais barato, nao se tem de andar a procura de estacionamento a meia milha do trabalho e vem-se umas figuras muito parapateticas... Para alem do mais algumas rotinas agradam-me. Uma delas e o judeu que entra todos os dias no autocarro com a sua yarmulke (pequena boina redonda) na cabeca e que mal se senta comeca a ler religiosamente a sua Torah de bolso. O tipo e sempre extremamente simpatico e quer-me parecer que podera estar a estudar-me para tentar perceber se sou o tipo de gaja que me converteria numa boa judia. Eh, nao me parece. De qualquer das maneiras o foco de atencao hoje foi a motorista de autocarro. Era uma gaja dos seus quarenta, negra, muito gorda e simpatica. A dada altura para numa paragem sem que ninguem quisesse sair ou entrar, pega na sua mochila, avisa eu volto ja e vai a bomba de gasolina comprar um balde de coca-cola. Como se isso nao chegasse, a viagem continua e passado um bocado torna a parar, sai do autocarro e chama um tipo que esta na rua e que parece nao querer vir. Ela sai, eles falam uns minutos e por fim acabam por entrar os dois no autocarro. Os autocarros (o To, que eu e a gaja fotografa exilada no Luxemburgo adoravamos naquel louco primeiro ano de faculdade) no nosso querido porto podem ser caoticos, mas nunca vi nada como isto. E mais surpreendente, ninguem se queixou... Isto porque ao contrario dos autocarros que no Porto andam sempre atrasados, aqui, as coisas estao tao incrivelmente bem organizadas e o transito e tao pouco que eles tem tempo de parar para comprar bebidas, falar com os filhos e etc, e mesmo assim estao sempre a horas!

Bem, acabo de me aperceber que isto nao tem grande piada, mas acreditem que ao vivo teve...
Enfim, fim das cronicas do autocarro parte I.

A facadas

25.7.08

A musica dos domingos a noite

Uma gaja sabe que escreve para aqui sobre musica e ninguem lhe da bola nenhuma. Tambem nao e de estranhar. Afinal de contas eu sou a gaja que nos seus "teenage years" era hiper alternativa, muito dada a musica escura e "profunda". Ele era Leonard Cohen, Nick Cave, Joy Division, The Doors, Tom Waits, PJ Harvey, Mao Morta e afins... Depois vieram os 20 anos e uma gaja precisava de alegria. Ele eram as Doce, os Abba, o Carlos Paiao, Pop Dell'Arte, as compilacoes Portugal Deluxe, e toda a electronica saltitante dos anos 80 ao seculo XXI evitando qualquer coisa que tivesse sido feita nos anos 90. Pois as coisas mudam, uma gaja entra nos 30, sente-se mais velha, fica mais aberta (que nojo, ehhhh), comeca a ouvir Amalia Rodrigues, Cesaria Evora, Carlos Paredes e acha que e uma mulher madura. Ora nestas andancas, descobri recentemente este senhor, Eef Barzelay, e apaixonei-me pela musica "My apocalyptic Friend". Comprei o disco "Lose Big", e nao me sai dos ouvidos. Este domingo a noite (quando e que os domingos a noite se tornaram os melhores dias para concertos? ver posta recente sobre o meu mercedes e maior que o teu) o senhor vai estar ao vivo num piqueno e agradavel bar chamado "Plush". Comprem os vossos bilhetes, atravessem o atlantico e a America e venham ao deserto passar a noite comigo! Venham la, fazemos uns "hamburgers", vamos dar um mergulho na piscina, brincamos com o meu cao careca e depois vamos ver um concerto.

Quem alinha?

A facadas...

23.7.08

A inês faz hoje um mês

As gajas no corte são um punhado de tias babadas!

22.7.08

O naperon gigante



Primeiro julguei tratar-se de mais uma das loucas corridas ao Guinness às quais os portugueses tão bem nos habituaram: depois do pão com chouriço gigante ou da maior árvore de Natal, eis que chegava a hora da maior colcha do Mundo! Mas logo me lembrei que esta é mais uma ideia peregrina de Joana Vasconcelos, depois de ter “embelezado” a Torre de Belém com um magnífico colar e de ter coberto o castelo de Santa Maria da Feira com uma manta. É a mania das grandezas, diria a minha avó se cá estivesse...


Benditas sejam as centenas de mulheres que passaram horas das suas vidas a fazer croché para o ambicioso projecto da artista plástica. Mas na minha opinião (e reparem como sou uma gaja desprovida de sensibilidade artística) aquilo é um naperon gigante. E o que há para dizer de um naperon, mesmo que ele seja muito, mas muito grande? Passo a citar o final da nota explicativa deste enorme pedaço de arte:

"Varina, apesar de recorrer a signos tradicionalmente femininos, sem os renegar, apresenta-os transfigurados pela monumentalidade da escala, autêntico encómio à condição feminina, insinuando a realização plena de uma eventual individualidade através da subversão, em favor do sujeito, das normativas sociais impostas."


Ahhh! Ok! Isto simboliza coisas, já podiam ter dito... Pronto! Sendo assim, não se fala mais nisso. Se o naperon insinua realização plena de invidualidades que, ainda por cima, são eventuais, então está bem. E subversão - agora que os senhores falam nisso estou ali a ver num cantinho do naperon umas malhas mais para o subversivo, ah pois estou!

Deixando a ironia por breves instantes, numa coisa concordo com esta explicação: é a escala (e eu diria APENAS a escala), o que distingue esta "instalação" do objecto que, em boa parte das casas portuguesas, é usado para cobrir o televisor, não vá ele apanhar pó!

15.7.08

A melhor cancao de 2008

Gajas,

Descobri ha duas semanas aquela que me parece que ira obrigatoriamente ser a musica de 2008. Desde entao tenho-a ouvido constantemente (interrompido por "time to pretend" dos MGMT, "My apocalyptic firend" de Eef Barzelay e o novo album de Santogold). Enfim, a musica chama-se Touch Me I Am Going To Scream Pt.2 e eu nem gosto assim tanto da banda como isso (My morning jacket), mas esta musica, todos os seus 8:12 minutos sao soberbos (podem ouvir, mas nao ver porque nao ha video clip, em http://www.youtube.com/watch?v=Bpdwwa7lsUI).

Uma delicia!

Desafiem-me se discordam.

A facadas

11.7.08

E eu que passo a vida a maldizer as noites de domingo...



É no próximo domingo, no sítio mai lindo!
E vão lá ao myspace do senhor, para ficarem com vontade de me fazer companhia...

9.7.08

Astrologia para gajas (e gajos) IV

A pedido de várias famílias, cá vai mais um:

Aquário

Os aquários são gajos esquisitos. As características dos aquários coincidem perigosamente com as dos nerds lá do liceu – falam sozinhos, são assim meio malucos e irremediavelmente distraídos. Mas atenção! Não são pessoas anti-sociais – gostam de estar sempre rodeados dos seus amigos, ou seja, são do género de totó que fica até às tantas a ver ficção científica ou a jogar computador com os outros totós!
Se és aquário, então és gajo para ter muitas ideias – o grande problema é que aquilo que tu consideras genial, a larga maioria das pessoas considera apenas parvo. No fundo, és um incompreendido – mas estás-te a marimbar! Só queres é que não te chateiem.

8.7.08

Astrologia para gajas III

Sagitário
Meter o pé na argola parece ser a actividade preferida das gajas sagitário. És um pequeno desastre ambulante que diz tudo o que lhe vem à cabeça . Ser honesta é bonito, não há dúvida – mas isso não é nada conveniente, porque as gajas nunca gostam que lhes digam que estão mais gordas, mais velhas ou mais feias, principalmente se isso for verdade! Parece que ainda por cima, és uma exagerada do caraças, o que agrava ainda mais as consequências dos teus disparates.
Não precisas de perder tempo a tentar mudar isso – ouvi dizer que não tens emenda.

Capricórnio
É o signo mais aborrecido do zodíaco: é o que dizem os entendidos. És uma grande chata, certinha e atinadinha. Não deves ter muitos amigos, porque és teimosa como uma mula, tens a mania que és a melhor e que sabes tudo. Não foste tu que inventaste a frase “nunca me engano e raramente tenho dúvidas”, mas podias ter sido.
Mas não deseperes, nem tudo é mau: com o teu olho para o negócio, um dia vais ser rica – e essa poderia ser a tua oportunidade para ter alguns amigos, se ao menos lhes pagasses uns copos. No entanto, também és uma grande sovina – escusas de dizer que és só poupadinha, porque já ninguém te pode ouvir!

Peixes
Por último, temos as gajas peixes. És daquelas gajas que dão má fama às gajas: problemática, carente, deprimida e lamechas até dizer chega. Eu nem devia escrever isto porque, sensível e susceptível como tu és, ainda te ponho a chorar.
Simpática, boazinha e compreensiva, não percebes bem porque é que aborreces tanto as outras gajas – é porque és confusa e indecisa e não há pachorra!
Os gajos que, porventura, lerem isto acharão que todas as gajas, na sua essência, são peixes. Mas olhem que não, olhem que não.

Astrologia para gajas II

Carneiro
Carneiro é o primeiro signo do Zodíaco, embora eu não perceba porque é que para os efeitos astrológicos se começa a contar em Março.
Se és Carneiro parece que nasceste para a liderança. Tem de ser tudo feito à tua maneira, tudo como tu queres. Falas pelos cotovelos mas não ouves ninguém. E jamais paras sossegada no teu canto – podes chamar hiperactividade aos bichos-carpinteiros, mas ninguém te atura. Outra característica que ajuda a que ninguém te consiga aguentar mais de uma hora é seres uma grande mimada e achares que o mundo gira em volta do teu pequeno umbigo.
Basicamente, és um ser insuportável.

Virgem
Se quisesse ser meiguinha podia dizer que uma virgem é meticulosa ou perfeccionista. No entanto, podes chamar-lhe o que quiseres, mas o que na verdade tens é a mania das arrumações e das limpezas, isto a roçar o comportamento obsessivo-compulsivo. Nunca dizes palavrões, és muito educada, mas também a maior cusca que o mundo já conheceu.
Mas no fundo as virgens são boas gajas . No meio da tua preenchidíssima agenda social, ainda arranjas tempo para ajudar os pobrezinhos e tudo.

Escorpião
Se és escorpião, então é porque és uma grande cabra. Cabra mesmo. És fria, vingativa, má como as cobras (ou como os escorpiões, neste caso). Pisas e gostas de ficar ali a ver a vítima a espernear – és a verdadeira psicopata. Tal como nos filmes de Hollywood, as psicopatas são gajas misteriosas e sexy, e por isso fazes grande sucesso no campo amoroso.
É preciso ter cuidadinho com uma gaja destas. O melhor é sermos todas amigas delas. Gaja escorpião, eu adoro-te. Mesmo. Do fundinho do meu coração.

Astrologia para gajas I

Fiquei de tal forma intrigada com o facto do Senhor David Sedaris ter adivinhado o signo da Facadas que decidi dedicar-me ao estudo (aprofundadíssimo, como é meu apanágio) da Astrologia. Queria descobrir que características exibe a nossa amiga gaja que denunciam tão descaradamente o seu signo, como se tivesse um post-it colado na testa.

Eis a minha conclusão: a Astrologia é, para além de uma coisa parva, extremamente cruel. A cada uma das doze fatias do Zodíaco estão associados uma série de defeitos muito desagradáveis, com os quais uma gaja parece ter de se resignar, uma vez que a poderosíssima conjuntura astral assim o determina.

Apresentarei, a título de exemplo, as características dos signos das gajas associadas a este estaminé, em linguagem descodificada para português corrente.

É já de seguida, não perca as próximas postas!

oracular spectacular


WOWOWOWOWOWOWWWWW!!!!

Now this is what I call a blast... I had heard of these guys but never took the time to actually listen to them... Until yesterday they popped up on my iPod and what a blast... the sound is so great, it is bigger than life. Now I don't usually post in english, but in this case I am so overwhelmed that the words won't even come out right in portuguese. So watch the video of "time to pretend" the song that took me over without warning and read the fabulous lyrics...
I am in love!


Time to pretend
I'm feeling rough, I'm feeling raw, I'm in the prime of my life.
Let's make some music, make some money, find some models for wives.
I'll move to Paris, shoot some heroin, and fuck with the stars.
You man the island and the cocaine and the elegant cars.

This is our decision, to live fast and die young.
We've got the vision, now let's have some fun.
Yeah, it's overwhelming, but what else can we do.
Get jobs in offices, and wake up for the morning commute.

Forget about our mothers and our friends
We're fated to pretend
To pretend
We're fated to pretend
To pretend

I'll miss the playgrounds and the animals and digging up worms
I'll miss the comfort of my mother and the weight of the world
I'll miss my sister, miss my father, miss my dog and my home
Yeah, I'll miss the boredom and the freedom and the time spent alone.

There's really nothing, nothing we can do
Love must be forgotten, life can always start up anew.
The models will have children, we'll get a divorce
We'll find some more models, everything must run it's course.

We'll choke on our vomit and that will be the end
We were fated to pretend
To pretend
We're fated to pretend
To pretend

Yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah


A facadas

3.7.08

Uma conversa com David Sedaris


Caras gajas,

Como sempre eu gosto de iniciar postas com avisos a tripulacao, ou seja, dar desculpas antes mesmo de comecar para que as expectativas em relacao ao que vao ler sejam muito baixas. Desta forma uma desilusao e menos provavel.
1. Eu nao tenho muito jeito para contar historias.
2. Voces provavelmente nao conhecem o David Sedaris.
3. Whatever.

O David Sedaris e um escritor fenomenal. Se querem ler uma porrada de hitorias curtas que mais nao sao do que um tipo a contar episodios depreciativos da sua vida e da sua familia, entao o David Sedaris e a escolha perfeita. Existe pelo menos um livro dele editado em Portugal, chama-se "Eu falar bonito um dia (Me talk pretty one day)". O novo livro dele acaba de ser editado e chama-se: "When you are engulfed in flames". Mas isto nao vai ser uma critica literaria porque ainda nem sequer li o livro. Ora bem, ha dois dias atras o senhor veio aqui ao deserto promover o livro, ler umas passagens, contar umas piadas, responder a umas perguntas e assinar uns livros.
Uma gaja gostou tanto mas tanto da "apresentacao" do senhor que decidiu que uma vez que ia comprar o livro e ia, melhor seria levar uma dedicatoria e tudo.
To cut a long story short, ja passava da meia noite quando a minha vez chegou. Aqui fica um excerto do dialogo:
David: Hi.
Facadas: Hi, how are you?
D: Good, so tell me, you're piscies right?
F: How the hell would you know such a thing?
D: Oh, I just know things. Who should I make this to?
F: Tom, he is my boyfriend.
D: OK and does Tom speak spanish?
F: No he doesn't. Why would you think that?
D: Well you speak spanish don't you?
F: I actually do, but in fact I am Portuguese and not Spanish.
D: Is Tom taking the opportunity to learn some Portuguese?
F: Not that much yet, but he will pretty soon as we are moving together to Portugal a year from now.
D: Portugal, oh how swell. Unfortunately I have never been to Portugal.
F: You should, living in France and all, it is so close that you should go. It is a very nice country and the people are really friendly and welcoming.
D: Oh I know that, I know a lot of portuguese in Paris. You know all the concierges and maids in Paris are Portuguese.
F: Yes, but you know not all of us are concierges and maids. In fact I had the worst time of my life while I was studying in Paris for two months. Parisians are real assholes. Or maybe they were just rude because they figured I was a maid.
D: The Parisians have a very bad reputation, don't they, but they are actually nice people. By the way, do you think that Barack Obama is circumcised or uncircumcised?
F: I am sure that he is circumcised, I am sorry if that ruins any fantasy of yours.
D: How so?
F: Just because I don't understand why everybody thinks he is so special. Well I don't think he is all that special, and even if he is, there is no reason why he would be special down there.

Bem, como vos avisei, isto nao teve muita piada, mas acreditem que ao vivo teve. E tambem isto e uma versao encurtada. Nao tenho tempo ou pachorra para escrever a conversa toda.

Moral da historia: como raio e que ele sabia que eu sou peixes?

Experimentem ler um livro dele, e hilariante.

A facadas.

19.6.08

Isqué?!?


O novo álbum dos Sigur Rós chama-se "með suð í eyrum við spilum endalaust". É um nome bonito, sim senhor, gostei muito.

No entanto, várias dúvidas me assaltam. A saber:

1. O que é que isto quer dizer?

2. Como é que isto se pronuncia?*

3. Será que os senhores locutores de rádio e apresentadores de televisão conseguem dizer isto ou vão ter formação específica?**


* a primeira pessoa que me explicar como é que isto se pronuncia recebe um caramelo. Prometo!


** já estou mesmo a ver a Isabel Figueira, pobrezita: "entrou esta semana para o top de vendas nacional o último álbum dos islandeses Sigur Rós, de seu nome méo, quer dizer, miu, hum... olha, vai passar em rodapé já a seguir"

15.6.08

Esta semana, no escurinho do cinema



Sou uma gaja muito antiga, tão antiga que em tempos vi filmes em VHS. O que era uma grande chatice à qual as novas gerações de gajas estão imúnes - ele era as cassestes de vídeo que ocupavam muito espaço nas prateleiras, ele era as fitas que ficavam todas trincadas quandos as víamos muitas vezes, ele era a malta lá de casa a gravar um jogo do Benfica em cima do meu filme favorito!

Foi a Mana Tesoura (essa tola) que me emprestou a cassete com o Pillow Book. Vi-o depois disso mais uma montanha de vezes. É um dos meus favoritos.

Agora, graças ao cineclube da minha nova terra posso vê-lo pela primeira vez no escurinho do cinema. Bom presságio, minhas gentes - aqui vou ser feliz!

11.6.08

voltei voltei

...não voltei de lá, ainda estou em España. Mas voltei às lides dos blogues!
Como portuguesas que somos já sei que estavam a morrer de saudades, e eu também. Tenho tanto pra contar que nem sei por donde empezar.. Ai desculpem é que de vez em quando me sai uma espanholada (sem conotaçao erótica, suas doidas!)

Então pra começar queria partilhar convosco um blogue lindo, fantástico maravilhoso que é o do nosso amigo Cláudio Ramos. Epá não sei... mas este senhor inspira-me. Será que finalmente descobri alguém ainda mais fácil de cortar que a Ana Malhoa (agora Blonde Latine)?

Por onde começar... Adoro o seu livro "Geneticamente Fúteis", uma pérola para qualquer gaja Bióloga. Adoro os erros de Português do senhor escritor "
mas prova bem o que a felicidade faz ás pessoas.
" Adoro as fotos. Adoro o look tigre garanhão com a sua écharpe e a bocarra aberta para engolir o microfone. Adoro a mancha de suor na sovaqueira. Adoro que o senhor Cláudio seja feliz e o queira mostrar ao mundo. Adoro que o senhor Cláudio saiba tão bem a definição do que é ser chic. Adoro os poemas estilo José Castelo Branco (este ainda não tem blog??)

A minha dúvida é: será que é mesmo o Cláudio que escreve este blog? Não será alguém a querer fazê-lo passar por um ganda totó (como se o que vemos na TV não bastasse)?

xoxo
gossip gaja (já explicarei este nick)

30.5.08

Foi ontem...




...que Scout Niblett (ou Emma, diz que é assim que ela se chama na verdade) veio cantar para meia dúzia de gatos pingados, visivelmente encantados!
Vim deixar uma amostra para as gajas que não conhecem.

p.s. - quando ela cantou esta música em particular, o senhor-que-é-conhecido-por-muitos-nomes não entrou sala adentro. O que podia ter acontecido, porque ontem foi noite de coisas estranhas acontecerem.

Alguém sabe onde foi parar o site meter? Eu divertia-me com aquilo, pá!

16.5.08

Adeus, até ao meu regresso!

Só para ser do contra, para mim tudo é postável. Até isto, que nem sequer chega a ser um adeus a sério. É mais um até breve.
Em Julho estarei de volta. Entretanto, desejem-me boa sorte no meio dos hipopótamos, crocodilos, Schistosoma, Plasmodium, chefes e outras coisas assustadoras do género.

14.5.08

não sei que vos diga

Mudei de trabalho, mudei de cidade, o meu antigo laboratório ardeu, vi os National na Aula Magna. Tudo coisas com o seu grau de importância, tudo material postável. Mas não, não escrevi nem uma linha. Sinto-me bloguisticamente incompetente. Acho que vou pedir a demissão, oh gajas!

27.4.08

Os meninos à volta da TV

Hoje vou abdicar do meu anonimato. Vou deixar de ser simplesmente uma gaja para passar a ser uma gaja com um nome. Foi uma decisão difícil, mas queria muito escrever esta posta e não o podia fazer sem esta revelação. Por isso, blogosfera amiga, olá, eu sou a Catarina.
Partilho este nome com muita gente da minha geração, e há uma boa razão para isso: muitas de nós, pelo lado feminino, tal como muitos dos Vascos, pelo lado masculino, são filhas de pais que quiseram assim homenagear o espírito revolucionário da altura. E, tal como o fizeram com esse gesto simbólico, os nossos pais também se esforçaram por não deixar que a Revolução, a sua história e o seu significado caíssem no esquecimento. Tal como muitas Catarinas e Vascos nascidos nos anos 70, eu cresci a ouvir falar do 25 de Abril.

Foi por isso que, andava eu na primeira classe, quando a professora fez a pergunta “Alguém sabe o que foi o 25 de Abril?”, dois meninos puseram prontamente o dedo no ar: eu, que apesar de tudo não consegui mais do que a resposta poética “Foi o dia da Liberdade!”; e o Vasco, que do alto dos seus seis anos gritou “Foi o dia em que os fascistas se foram embora!”. Apesar das desigualdades que pudesse haver à partida, no fim desse dia já todos os meninos da sala sabiam responder à pergunta. Nessa altura, apenas onze anos passados sobre o 25 de Abril, a sua razão de ser ainda estava bem presente no espírito das pessoas, e fazia-se questão que as crianças soubessem “o que custou a Liberdade”.

Hoje tudo é diferente. É certo que ainda vai havendo algumas Catarinas, se bem que agora inspiradas pela Furtado. Para elas, assim como para as Vanessas, Brunas e Cátias, o 25 de Abril é dia de festa simplesmente porque é feriado e não vão à escola. Os pais não ensinam, a escola não ensina, e os Morangos com Açúcar – a referência educativa dos jovens de hoje – também não.

A minha indignação pelo desconhecimento geral em relação à Revolução dos Cravos não tem a ver com sentimentalismos. E, sobretudo, vai para além da questão da (falta de) educação académica. Eu acho mesmo que os valores de Abril fazem falta. Correndo o risco de parecer “cassete”, acredito que ninguém pode dar valor à Democracia se não estiver consciente da sua fragilidade. Provavelmente, os jovens de hoje não vêem problema nenhum em que os seus professores sejam despedidos por dizer mal do governo. Que nos transformemos num país de ignorantes é uma ideia à qual me poderia acostumar; agora que vivamos num país de idiotas, isso não.

26.4.08

Caribou


vs


Gajas,

Ontem fui ver Caribou ao vivo. E o que em disco sempre me soou a Beach Boys meets Phil Spector ao vivo foi bem mais Velvet Underground meets Fela Kuti. Soberbo. O meu melhor 25 de Abri de sempre (la esta ela com a sua inacreditavel alienacao em relacao a Patria)!

A facadas

22.4.08

He's a god, he's a man, he's a ghost, he's a guru



Preferia tê-lo visto nos 90's, na altura em que a minha alma adolescente julgava que este senhor era Deus - hoje sei que é só o Seu secretário.

Mas mais vale tarde que nunca!

21.4.08

Mudar é bom...

... mas fazer as mudanças é uma merda! Encaixotei dois anos da minha vida. Não houve espaço suficiente na mala do Dr. Tótó, tive de espalhar caixas e sacos pelo banco traseiro. Depois foi só fechar à chave a porta do Iglu e fazer-me à estrada. Quando parei no caminho para me despedir do Paulo (eu admito tudo, era o meu guarda favorito) já levava um nó na garganta.

É que vou ter saudades da tasca do açougue - dos melhores petiscos do mundo e da lareira. Das alheiras e do folar e do presunto. De Pitões das Júnias, do carvalhal do Avelar, da neve no Larouco, do campo, da bicharada toda, dos guardas e dos estagiários. De fumar cigarros na janela com vista para o castelo, das sextas feiras 13, do padre Fontes a dizer o esconjuro e da queimada! E das alminhas e dos cruzeiros e dos pastores e de toda a gente com quem parei a falar pelas aldeias.

Ainda por cima sou teimosa e não dei ouvidos ao sábio amigo que me aconselhou a banir a banda sonora melancólica durante esta - a última - viagem...

18.4.08

A felicidade (outra vez)

Parece que há mais dias felizes!

E quem me disse foi o senhor da Louie Louie quando lá fui afogar as minhas mágoas em cd´s!

11.4.08

Uma gaja sabe que está velha...

... quando vai ao médico e ele é mais novo do que ela.

4.4.08

A transição (finalmente)

Vou finalmente sair deste sítio feio e voltar para casa. Não penso em Aveiro ou Porto, penso só em Portugal. Portugal-casa. Pastéis de nata-casa. Peixe frito com arroz de espigos-casa. Uma pizza na Pizzarte-casa. Vou partir vintona e chegar trintona, mas vou perder as rugas que acumulei aqui. Vou passar menos tempo a olhar para este monitor, e mais tempo a olhar para caras (e barrigas) conhecidas. Detesto ser emigra. Nunca mais.

19.3.08

Les concerts a emporter

É uma ideia gira. Pô-los a cantar por ruas, ruelas, praças, jardins, canais, túneis e telhados. Mas também há hóteis, capelas, elevadores e carrinhas. Quase todos em Paris - que vontade de lá ir e esbarrar com um concert a emporter ao virar de uma qualquer esquina.

19.2.08

A felicidade...



... está marcada para o dia 11 de Maio!

16.2.08

A gaja que ouve (demasiado) bem queixa-se dos seus vizinhos

Eu sou uma gaja cusca. Muito cusca. Saber da vida alheia e cortar na casaca do próximo são das coisas que mais prazer me dão na vida. E, como já devem ter reparado, este blog chama-se “gajas no corte” e não “gaja no corte”; é óbvio que não estou sozinha na minha grande paixão por este pequeno pecado.
No entanto, apesar de não ter pruridos em me definir como cusca, tenho a minha ética, os meus limites. Há coisas sobre a vida alheia que eu não faço questão de saber. Aliás, faço até questão de não saber.
E uma coisa é quando tentamos conhecer a vida alheia pela via tradicional, que é trocando informações com outras gajas. É desse carácter inquiridor, de procura activa, que eu gosto na actividade de cuscar. Outra coisa bem diferente é quando a vida alheia nos entra pela casa adentro sem perguntar se pode e sem ser desejada. Neste contexto, em minha opinião, a coisa mais tenebrosa que pode acontecer é ouvir-se um casal a ter sexo num quarto vizinho.
Eu achava que já tinha tido a minha dose de voyeurismo sonoro passivo na minha breve passagem por uma casa na rua da Torrinha, no Porto. Aí, a vizinha do lado gritava estridentemente “Estou-me a vir! Estou-me a vir!”, para quem quisesse e também para quem não quisesse ouvi-la (o marido, no primeiro caso; eu, todo o prédio e quiçá toda a rua, no segundo).
Agora, aqui nos states, tenho um novo mas semelhante pesadelo. Quer dizer, ao contrário do casal da rua da Torrinha, o jovem casal do quarto em cima do meu não tuge nem muge nem se ouvem gritos de espécie nenhuma. Mas fazem abanar a cama de uma forma inacreditavelmente ruidosa, e sobretudo a um ritmo aceleradíssimo que está nos antípodas do romântico. Como é lógico, além de aborrecido, o barulho não me deixa dormir nem trabalhar. E não há headphones ou música alta que resolvam o problema.
Para agravar a situação, é certo e sabido que os americanos levam o dia dos namorados a sério. Na noite de 13 para 14 fui à cozinha já tarde e a rapariga atarefava-se a fazer uns pindéricos biscoitos em forma de coração pintados de cor-de-rosa. Ontem, dia dos namorados, o namorado aparece na cozinha com um ar de urgência, perguntando se eu sabia onde estava o saca-rolhas. O pânico apoderou-se de mim. Se o ruído já é mau num dia normal, no dia dos namorados e com vinho e biscoitinhos românticos à mistura a coisa pode potencialmente impedir-me de dormir a noite toda… Então decidi ir deitar-me de imediato e tirar partido do meu afamado sono de pedra, antes que eles tivessem tempo de acabar a garrafa. E para aqueles que esperavam pormenores ainda mais escabrosos do que os que já fui fornecendo ao longo desta posta, lamento desiludir-vos: a verdade é que dormi lindamente!
Moral da história: Dia dos Namorados volta, estás aperdoado: oh, se eu pudesse antecipar sempre desta maneira a hora da ginástica!…

14.2.08

How soon is now?

I am the son
and the heir
of a shyness that is criminally vulgar
I am the son and heir
of nothing in particular

You shut your mouth
how can you say
I go about things the wrong way
I am human and I need to be loved
just like everybody else does

I am the son
and the heir
of a shyness that is criminally vulgar
I am the son and the heir
of nothing in particular

You shut your mouth
how can you say
I go about things the wrong way
I am human and I need to be loved
just like everybody else does

There's a club if you'd like to go
you could meet somebody who really loves you
so you go, and you stand on your own
and you leave on your own
and you go home, and you cry
and you want to die

When you say it's gonna happen "now"
well, when exactly do you mean?
see I've already waited too long
and all my hope is gone

You shut your mouth
how can you say
I go about things the wrong way
I am human and I need to be loved
just like everybody else does

15.1.08

O Fittipaldi que há em mim

Na semana em que fiz trinta anos aprendi uma valiosa lição acerca da cidadania responsável. A brigada de trânsito enviou-me, de presente de aniversário, uma carta contendo a minha primeira multa por excesso de velocidade.

O meu pai, do alto da sua sabedoria e experiência de vida, apressou-se a comentar:

- Bem feito, para não andares para aí armada em Fittipaldi!

Ora, quem não teria ficado muito agradado com a comparação teria sido o próprio Fittipaldi. Isto porque, no momento em que fui apanhada em flagrante delito eu conduzia à estonteante velocidade de 55 km/hora.

O perigoso atentado do qual fui responsável deu-se em plena nacional 103, na Póvoa do Lanhoso. Não fosse eu uma utente semanal da sinuosa via e não teria ficado admirada pelo facto da brigada de trânsito investir os seus esforços no castigo de perigosos criminosos, nos quais me incluo a partir de agora.

Numa estrada que possui 3 rectas com mais de 100 metros nos 100 km que me vejo obrigada a percorrer, assisto todas as semanas às mais espectaculares ultrapassagens, a distâncias de seguranças da ordem dos 30 cm entre veículos que patinam no gelo, entre outras arrojadas acrobacias. São centenas de destemidos condutores que desafiam o perigo que espreita a cada uma das 365 ribanceiras que surgem pelo caminho.

Acontece que a estupidez não é facilmente quantificável e portanto pouco passível de ser apanhada por radar. De maneira que quem paga são os Fittipaldis desta vida, esses, que como eu, circulam por aí a arrojados 55 km/hora.

10.1.08

PARABÉNS MOUCA (2)!

Setembro (ou seria já Outubro?) de 1996. Acabei de chegar ao Porto. Estou no Jardim Botânico, no meio de dezenas de colegas, que tal como eu têm orelhas de burro de cartolina azul-bebé. Não conheço ninguém, mas também não posso fazer nada para o remediar porque não me deixam falar. Obrigam-nos a andar aos pares, como se fôssemos crianças da primária. A rapariga a quem dou a mão é gigante. Chama-se “Bombista” (eu sou a “Ovos Moles”) e respira estranhamente alto. Tem (como o meu pai agora diz) cara de bebé chorão.

Foi assim que conheci a Gaja Mouca. Desde então partilhámos muita coisa, desde flores pela manhã a plenários pela noite, passando pelo gosto por fazer listas até ao vício incontrolável do jogo. E, claro, este blog. Há também muitas coisas que nos separam (por exemplo, músicas pastosas, o vinho verde, a genética, o fundamentalismo com a fruta e, mais recentemente, todo o Oceano Atlântico), mas são insignificantes.

A Gaja Mouca faz hoje 30 anos. Em breve será a vez da Facadas e logo depois a minha. Daqui a poucos meses seremos todas gajas trintonas. Quando nos conhecemos éramos teenagers, agora somos oficialmente adultas e crescidas. O que não significa nada: já devíamos todas ter filhos e estar casadas, mas nem sequer temos planos sérios de o fazer. Já devíamos todas ter muito juízo, mas isso é algo que não abunda em nenhuma de nós. Devíamos ser sérias e responsáveis mas aqui estamos nós – ou pelo menos algumas de nós – a planear mudar de emprego e começar do zero.

Continuaremos a envelhecer juntas. As nossas conversas irão transformar-se. Começaremos a falar das rugas, dos cabelos brancos, da menopausa, dos malucos que são os jovens de hoje em dia, de outros livros, outros filmes, outras histórias, outras músicas, dos filhos, se os houver, dos netos, se lá chegarmos. Hoje posso dizer que raramente me divirto mais do que quando estou com vocês, gajas. E isso – tenho a certeza absoluta – nunca vai mudar.

PARABÉNS MOUCA!

Nao e todos os dias , nem todos os anos... bem na verdade e so uma vez na vida... que uma gaja faz 30 anos!!!! Isso mesmo, a MOUCA, ASMATICA, MARILU, etc... faz hoje 30 anos. Para celebrar a ocasiao a facadas decidiu fazer um apanhado das perolas deixadas aqui no blog pela MOUCA. Ok a facadas esforcou-se mas acabou por desistir a meio (nem nos temos pachorra para reler este blog). Aqui ficam alguns excertos de postas escritas pela MOUCA que vos ajudarao a melhor apreciar e conhecer a MOUCA!

A MOUCA e a unica pessoa que conheco que e capaz de comer leite condensado a colherada enquanto ve televisao. E pelos vistos nao e coisa nova para ela...

"Devia ter uns 5 anos quando cheguei à conclusão que lá em casa devíamos ser mesmo pobrezinhos. A única explicação plausível para a minha mãe não me deixar beber leite condensado todas as manhãs era o facto de ele ser mais caro que o normal."

A MOUCA vive dividida entre diferentes ambicoes e projectos. A verdade e que nem sempre faz as melhores escolhas na vida... (nao ela nao tem um salao de beleza!)

"Desde pequena que gosto muito de animaizinhos e plantas e ciências e essas coisas todas. Cheguei mesmo a pensar (que ingénua era) que podia ser investigadora em Portugal. Mas depois lá em casa não me deram a oportunidade de continuar os meus estudos - que as proprinas, já nessa altura, estavam pela hora da morte - e acabei por desistir. A minha prima que é dona do cabeleireiro lá do bairro deixou-me ir para lá lavar cabeças. Depressa aprendi a fazer mises e madeixas. Daí ao corte, foi um pulinho. Abri o meu próprio negócio, com a minha amiga gaja que é esteticista e cumprimos o nosso sonho: ter um salão de beleza! Sabemos da vida de toda a gente e ainda por cima ganhamos imenso dinheiro. A que mais na vida poderiamos aspirar?"

A MOUCA e, claro esta, MOUCA de um ouvido (nao me lembro qual deles)...

"Por fora o meu ouvido parece igual a qualquer outro, mas lá por dentro está (pelos vistos) mais arruinado que os cofres do estado, mais destruído que Lisboa no final do terramoto de 1755."

A MOUCA, como todas as gajas, todos os dias se depara com importantes escolhas... no entanto a maioria de nos ignora-as, ela nao, ela leva-as mesmo a serio...

"Estou habituada a enfrentar grandes dilemas logo pela manhã, como sejam vestir saia ou calças, a côr da gigi, comer cereais ou antes umas torradinhas. Tudo dilemas da máxima importância, que resolvo sempre com elegância e eficácia."

A MOUCA fica sempre do lado do mais fraco, mesmo que nao haja mais fraco:

"Era o único lugar para deficientes naquele piso do parque de estacionamento. Dois carros competiam por ele. Os seus ocupantes, de vidro aberto, trocavam feíssimos insultos. Um deles esgrimia o dístico de condutor com deficiência, como prova suprema da sua razão. O outro também."

A MOUCA tem um apartamento fantastico na baixa do Porto. O titulo devia ser a minha varanda e um ecra de cinema:

"Apartamento de assoalhada e meia no centro do Porto, perto da Torre dos Clérigos, a cinco minutos da Ribeira para quem vai a descer ou a 15 para quem vai a subir. Próxima do maior centro de transacção comercial do Norte, a Feira da Vandoma. Vários serviços próximos: tascas, agências funerárias e uma sede do PS. E ainda um sapateiro tradicional, que mantêm na parede um calendário desde 1963, com a Brigitte Bardot meia desnudada.

Rua com animação diária garantida, incluindo porrada pelo menos uma vez por mês. Animação musical ao fim de semana, a partir das oito da manhã. Animação extra em dias de jogo do FCP, a cargo dos Ultras da Cordoaria. Periquitos, cães, peixeiras, bêbados, amoladores, carros do lixo e mães insultando seus filhos da janela, tudo incluído no preço do imóvel.

No caso de não haver interessados na compra efectiva, troco o apartamento por um local onde possa dormir descansada."

A MOUCA nao gosta de se sentir aldrabada...

"Mas na verdade gostaria de vos falar do anúcio publicitário do OK teleseguro gaja. Aquele em que aparece um mecânico giro, um homem do reboque giro, um polícia giro. Tudo gente disposta a ajudar uma gaja em apuros. Ora isto é publicidade enganosa. Poderão os senhores da OK teleseguro garantir-me que da próxima vez que o meu carro ficar sem embraiagem, em vez de me mandarem aquele senhor obeso de bigode (de palito no canto da boca e tudo), me mandam o moço do anúncio? Não me parece… E polícias giros? Os polícias giros são como os pilhões, toda a gente sabe que não existem. Se alguém conhecer um exemplar ponha o dedo no ar, ou melhor, escreva um comentário aqui no blog. Não se pode iludir assim as mulheres deste país…"

A MOUCA e muito bairrista...

"Nascida e criada em Viana do Castelo, habituei-me desde cedo a julgar que tudo que vem de Braga é potencialmente mau."

A MOUCA tambem tem idolos, ou artistas muito junto do coracao...

"Este é um blog de gaja, a nossa musa será uma gaja, a Gaja! Salvé a Rainha! Ela própria o diz, coberta de razão: "I’m one big queen, no one can stop me"."

A MOUCA nao percebe que o Justin Timberlake nao e so um gajo giro... embora seja muito giro... (esta diz mais sobre mim do que sobre ela, mas voces sabem como eu sou...)...

"Já disse aqui que odeio a Constança Cunha e Sá? Se disse não há problema nenhum porque dizer que não se gosta da Constança Cunha e Sá nunca é demais. E porque estou eu a falar desta megera? - perguntarão vocês. Porque ontem estava a almoçar num restaurante onde a televisão estava ligada na TVI e ouvi-a comentar o congresso do CDS/PP*. Só uma coisa pode ser pior que um congresso do CDS/PP, que é um congresso do CDS/PP comentado pela Constança Cunha e Sá.

Não devia ser permitido juntar assim duas coisas muito más. É como um filme do Steven Segal com banda sonora do Justin Timberlake. Ou um livro do Dan Brown com prefácio da Margarida Rebelo Pinto. Ou um tamagochi com design Fátima Lopes...

Eu proponho a legislação destes fenómenos. A criação de uma lei que proíba estas situações, de uma vez por todas. Podia chamar-se a Lei do Cúmulo Suportável. Para proteger a sanidade de uma gaja! "

A MOUCA tem que se debater com o Portugal Portugues que muitas de nos quase podemos evitar...

"É agreable saber que a vida corre bem aos nossos emigras, que podem viajar mais vezes, profitar a vida e tudo e tudo e tudo. O único senão é que eles continuam a ser os maiores ponhonheaux da estrada alguma vez vistos! Não sei como se conduz lá para os lados de Champigny, mas aqui comportam-se como se tivessem tirado a carta de conducao em Marrocos!"

Mais aventuras da MOUCA no Portugal Portugues...

"Foi a escrita da posta anterior que me fez recordar o episódio do senhor agente da PSP que demorou uma tarde para escrever um auto. Tudo porque tinha todos os dedos de ambas as mãos paralizados de medo do bicho informático, excepto o indicador da mão direita, que utilizava com a rapidez alucinante com que uma preguiça sobe a uma árvore."

A melhor amiga da MOUCA e a bomba, por algum motivo lhe chamam BOMBISTA...

"E depois, se fossem só os olhos inchados e os espirros, uma pessoa ainda tolerava tudo isso da Primavera, florzinhas e tal. O pior é a asma. Depois disto costuma chegar um ataque. Começo já a pressenti-lo, a chegar nos biquinhos dos pés. Mas ele que venha. Estou a escrever esta posta só com o dedo indicador da mão direita, qual agente da PSP, porque na esquerda seguro estoicamente a bomba, armada para o contra-ataque! Ele que venha!"

A MOUCA tem um irmao que e uma fonte inesgotavel de aventuras, e os carros da MOUCA tambem sao fontes inesgotaveis de aventuras:

"Em nome de toda a minha família venho aqui agradecer publicamente aos senhores que tão habilidosamente furtaram o veículo do meu irmão da porta de nossa residência. Não só tiveram a decência de abandonar a dita viatura depois de pouco mais de uma semana de utilização, como tiveram a amabilidade de a deixar a escassos 70 kms de casa. Assim sim! Dá gosto ver que ainda há gente profissional. E eu que achava que já não se fazia gatunagem como antigamente!!

Larápio amigo, se me está a ouvir, deixo-lhe apenas mais um repto: importar-se-ia de devolver também o capot, a porta traseira, o pára-choques, os faróis, os piscas, o auto-rádio, as colunas e o escape? O macaco, o pnéu suplente e o triângulo nós arranjaremos por cá, não se apoquente com esses pormenores! Se não for pedir muito, é claro! Sabe onde moramos, certo?"

A MOUCA adora pierrots, naperons e coisas de menina bem...

"Só a palavra naperon, só por si, é um galicismo do mais piroso. Mas o pior problema do naperon é que ele nunca vem só. Traz consigo paninhos de tabuleiro, lençóis, toalhas e panos, tudo com muita renda, bordados, folhos e flores de cetim. Sim, estou a falar do ENXOVAL!"

A MOUCA lembra-se na nossa amiga, a ceguinha do tunel de sao bento... E a MOUCA, com o seu coracao comunista nao tolera desigualdades sociais...

"Há ainda outra coisa que me intriga na ceguinha: se numa semana se passa por ela e se lhe vêem as brancas própria da idade, já na semana a seguir as não tem, no seu cabelo apanhado, sempre perfeitamente pintado e penteado. Uma gaja repara nestas coisas, está-nos no sangue . Eu suspeito que a ceguinha do túnel vai ao cabeleireiro mais vezes do que eu. É verdade que também não é difícil, que eu só vou cortar umas pontas lá à minha prima Teresa duas vezes por ano, alturas em que me ponho a par da vida da realeza europeia nos últimos meses, no meio de uma imensidão de Holas atrasadas. É certo que a ceguinha tem direito a andar penteadinha. Eu até acho bem. Eu também tenho o direito de não contribuir com as minhas moedinhas. Nem sequer a troco de um "deus lhe conserve os olhinhos". "

Mais intolerancias da MOUCA em relacao ao sistema e as instituicoes:

"Uma gaja concorre para um trabalho X na Entidade Y.

A Entidade Y manda um mail a dizer que a lista dos candidatos admitidos para o trabalho X está na sua página da internet.

A gaja vai lá ver.

A gaja procura o seu nome na ordem alfabética.

A gaja encontra o nome.

"Admitida" grita a gaja! E pula de contente!

A gaja repara que à frente do seu nome está escrito "Admitido B".

A gaja suspeita.

A gaja procura o singnificado de se ser "Admitido B".

A gaja encontra o significado, em itálico, as letras pequenas: As listas de Candidatos Admitidos encontram-se agrupadas em “Admitido A” e “Admitido B”. Os candidatos admitidos do Grupo A e apenas estes (uma vez que são mais do que o número de vagas) serão submetidos a avaliação curricular a que se seguirá uma entrevista..."

A MOUCA conhece os tipos mais convenientes nos sitios mais inconvenientes (nao me saiu nada melhor, mas a posta inteira era hilariante...)....

"Para distinguir o PicaDealer dos restantes Picas, olhem para o pescoço do funcionário. Se tiver um colarzinho de missangas padrão cobra-coral, a imitar o Jim Morrison, saibam com certeza: é ele!"

PARABENS MOUCA!!!!!