Como gajas curiosas que somos, quisemos averiguar quais os critérios que poderiam estar por trás de tal classificação. Nas "Questões mais frequentes" desse mesmo apontador encontra-se uma que se aplica ao nosso caso que nem uma luva. Essa questão é, e passo a citar, "Como aparece o meu blog inscrito numa categoria que em nada se relaciona com ele?" Segundo o referido apontador, isto pode acontecer porque os blog são classificados por três processos, que são:
"1) Análise automática das palavras utilizadas;
2) Selecção segundo o critério de um revisor (...);
3) Por indicação de um dos autores da página."
A hipótese 2 foi automaticamente posta de parte; achamos nós que ninguém, no seu perfeito juízo, que se dê ao trabalho de ler o blog o irá considerar, por mais levemente que seja, erótico. O que há de erótico por trás, por exemplo, da discussão da aplicação da clonagem à escolha de produtos de estética? Ou mesmo do tema do gosto do português médio por recordes do Guiness? Ou de desabafos de gajas desencantadas pelos padrões de beleza da época em que vivemos? Ou ainda de comentários às orientações afectivas, intelectuais ou higiénicas, de algumas figuras públicas?
Em relação à hipótese 3, por mais do que a nossa muy caliente Mana Tesoura regozije com a nossa inclusão na lista de blogs eróticos, julgo que nem ela esteja tão desesperada por arranjar marido que chegue ao ponto de cometer esse acto de loucura para se autopromover. Julgo reunir consenso quando digo que nenhuma gaja tomaria esta decisão sem consultar as suas congéneres, porque sim, nós somos unidas. E, para aqueles como o senhor apontador que julgam as coisas pelas aparências, gajas unidas não significa automaticamente um paraíso de lésbicas disponíveis e afectuosas, ok? Só para esclarecer.
Ou seja, resta-nos a explicação de que foi feita uma contagem automática das palavras relevantes do blog e que com base nessa análise nos resolveram classificar na categoria erotismo. Ficou então decidido em Assembleia Geral de Gajas no Corte que, para testar esta hipótese, o Departamento de Estatística e Outras Coisas com Números (DEOCN) da associação se iria encarregar de fazer uma contagem de algumas palavras. Os resultados podem ser consultados aqui.
Tal como seria esperado, a palavra mais utilizada neste blog é a palavra "gaja", com 136 utilizações, seguida pela palavra "corte", com 38 utilizações. Palavras que poderão ter alguma conotação sexual ou erótica, como "sexo/sexual/sexualmente", "erótico", "pornográfico", "afrodisíaco" ou mesmo "maminhas" são utilizadas muito poucas vezes (num total de 15 utilizações). De acordo com esta linha de pensamento, poderíamos facilmente ter sido classificadas como um blog sobre política (incluindo as palavras direita, esquerda, governo e o nome de personalidades ligadas à política nacional e internacional, somamos um total de 36 referências!), ciência (incluindo clonagem, existem 20 referências deste tipo), ou mesmo futebol (13 referências incluindo personalidades). Logo perguntamo-nos: quais as causas desta classificação?
E assim somos confrontadas com a confirmação da suspeita da gaja indignada que escreveu o post anterior: sim, minhas amigas, a palavra "gaja", assim sozinha, não acompanhada pelos adjectivos "boa" ou "nua", é encarada como tendo conotação erótica! É a única explicação possível.
Minhas amigas, isto é preocupante, porque é um sinal inequívoco do machismo em que estão irremediavelmente mergulhados todos os quadrantes da vida portuguesa. Sobre este mesmo assunto, o DEOCN do gajasnocorte está a elaborar um estudo que revelará brevemente e cujas conclusões, julgamos, vão ser de muito interesse para todas nós. Fiquem atentas.
DEOCN do gajasnocorte.